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Ásia

Caixas-pretas revelam falhas em turbinas de avião de Taiwan

6 fev 2015 - 09h53
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As turbinas do avião da TransAsia que caiu em um rio de Taipé matando 35 pessoas não conseguiram gerar força suficiente para as hélices após a decolagem, disseram autoridades nesta quinta-feira, revelando tentativas do piloto de desligar e reiniciar uma turbina.

Equipes de emergência realizam buscas em local de queda de avião da TransAsia Airways em rio de Taipé. 06/02/2015
Equipes de emergência realizam buscas em local de queda de avião da TransAsia Airways em rio de Taipé. 06/02/2015
Foto: Pichi Chuang / Reuters

O voo GE235 levava 58 passageiros e tripulantes quando o avião adernou entre prédios, bateu com uma das asas em um viaduto e então caiu de cabeça para baixo em um rio de águas rasas, na quarta-feira. Quinze pessoas sobreviveram.

Os dados das caixas-pretas de dados e voz do avião bimotor mostraram que problemas com a turbina direita foram seguidos por problemas na esquerda, e que o avião emitiu cinco alertas antes de cair no centro de Taipé, disseram a jornalistas funcionários do Conselho de Segurança na Aviação.

O motor da direita primeiro entrou em um estado chamado de "auto-feather", no qual reduz sua potência para a hélice, de acordo com o diretor-gerente do conselho, Thomas Wang.

A tripulação então reduziu a aceleração no motor esquerdo e tentou reiniciá-lo, mas não conseguiu a força necessária. Wang não indicou um motivo para a falha.

“O primeiro motor teve um problema 37 segundo após a decolagem, a 1.200 pés", disse Wang.

O funcionário disse que o piloto anunciou "falha na combustão", o que pode ocorrer quando o suprimento de combustível para um motor é interrompido ou quando há falha na combustão, mas não aconteceu isso.

"A tripulação pisou no acelerador do motor 2 (do lado direito)... O motor ainda estava funcionando, mas nenhum deles produziu potência", acrescentou.

Ele disse que a aeronave poderia voar com apenas um motor. O avião estava equipado com dois motores da Pratt & Whitney. A Pratt & Whitney faz parte da United Technologies.

PILOTO

O piloto Liao Chien-tsung, de 42 anos, saudado como um herói por suas ações nos momentos finais, ainda estava segurando os controles na cabine quando seu corpo foi encontrado, informou a imprensa nesta sexta-feira.

Liao tem sido elogiado pelo prefeito de Taipé por ter conduzido a aeronave por entre prédios de apartamentos e comerciais antes de conduzi-lo para o rio.

Os corpos de Liao e do copiloto foram retirados da cabine do turboélice ATR 72-600, um avião praticamente novo, ainda segurando os controles e com as pernas quebradas, disseram os investigadores.

"Eles ainda tentaram salvar essa aeronave até o último minuto", disseram promotores não identificados envolvidos na investigação do acidente, segundo a mídia local.

Oito pessoas ainda estão desaparecidas. Funcionários da aviação disseram que não perderam a esperança de encontrá-las.

O avião decolou do aeroporto de Songshan, no centro de Taipé, com destino à ilha de Kinmen, em Taiwan. Entre as pessoas a bordo estavam 31 turistas da China, a maioria da cidade de Xiamen, no sudoeste.

O órgão regulador da aviação de Taiwan ordenou que a TransAsia e a Uni Air, uma subsidiária da EVA Airways Corp, realizem checagens nos controles do motor e do sistema de combustível nas 22 aeronaves ATR que operam.

O acidente foi o mais recente de uma série de desastres aéreos na Ásia.

A Indonésia ampliou sua busca por corpos do voo QZ8501 da AirAsia que caiu no mar de Java, em dezembro, matando todas as 162 pessoas a bordo.

Depois de uma pausa na busca e recuperação da fuselagem, mais corpos e destroços foram encontrados nos últimos dias ao largo da costa da ilha indonésia de Sulawesi. Um total de 96 corpos foram localizados.

(Reportagem adicional de Faith Hung, em Taipé, e Cindy Silviana, em Jacarta)

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