Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ásia

Publicidade

Autor de ataque a parlamento indiano em 2001 é enforcado

9 fev 2013 - 08h28
(atualizado às 08h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Em Nova Délhi, ativistas queimam imagens de Mohammed Afzal Guru, executado neste sábado na Índia
Em Nova Délhi, ativistas queimam imagens de Mohammed Afzal Guru, executado neste sábado na Índia
Foto: AFP

Um militante separatista condenado à morte por sua participação no sangrento ataque islamita ao parlamento de Nova Délhi, em dezembro de 2001, foi enforcado neste sábado, indicou o ministro do Interior.

Mohammed Afzal Guru foi executado na prisão de Tihar, imediações de Nova Délhi, depois de ter rejeitado seu pedido de misericórdia pelo presidente indiano, Pranab Mukherjee, declarou o ministro do Interior, R. K. Singh.

Guru foi condenado por cumplicidade como conspirador e por ter abrigado militantes islamitas que, em 13 de dezembro de 2001, atacaram o parlamento federal com um balanço de 14 mortos, oito policiais, um jardineiro e cinco atacantes. Um jornalista ferido morreu meses depois.

Guru era membro do grupo islamita proibido Jaish-e-Mohammed, que enfrenta a administração indiana na região dividia da Caxemira, onde o conflito separatista deixou 100.000 mortos desde o início da insurreição em 1989, segundo organizações defensoras dos direitos humanos.

Guru é o segundo réu a ser executado desde 2004.

O outro foi o único agressor sobrevivente dos ataques islamitas de Mumbai em 2008 (166 mortos), o paquistanês Mohammed Ajmal Kasab, em 21 de novembro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Meu Terra