PUBLICIDADE

Mundo

Arcebispo de Paris renuncia por suposta relação com mulher

26 nov 2021 - 15h11
(atualizado às 15h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O arcebispo de Paris, Michel Aupetit, apresentou nesta sexta-feira (26) ao papa Francisco sua demissão, após a imprensa francesa revelar que ele teve um relacionamento com uma mulher em 2012.

Arcebispo de Paris renuncia por suposta relação com mulher
Arcebispo de Paris renuncia por suposta relação com mulher
Foto: EPA / Ansa - Brasil

No início da semana, o semanário Le Point divulgou em seu site que o arcebispo de Paris teve uma relação íntima e consentida com uma mulher, fazendo referência a um e-mail que teria enviado por engano e que não deixava dúvidas.

O religioso, porém, negou a informação, mas a diocese de Paris reconheceu que ele teve um "comportamento ambíguo", que o levou a se retirar "para não prejudicar" a instituição.

"Reconheço que meu comportamento com ela pode ter sido ambíguo, dando a entender assim a existência de uma relação íntima e de relações sexuais entre nós, o que nego energicamente", disse Aupetit ao jornal Le Point.

Agora, Jorge Bergoglio tem a possibilidade de aceitar o pedido ou rejeitá-lo. "Não usei a palavra renúncia. Isso significaria que abandono minha tarefa. Na verdade, eu a devolvo ao Santo Padre, que foi quem a confiou a mim", afirmou Aupetit ao jornal católico La Croix.

O pedido de demissão é apresentado em um contexto de escândalo para os católicos franceses, depois que uma comissão independente estimou que padres e religiosos abusaram de cerca de 216 mil menores entre 1950 e 2020, no país.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade