PUBLICIDADE

Mundo

Arábia Saudita retira restrições de viagens para mulheres

Com a medida, mulheres terão mais controle sobre assuntos familiares

1 ago 2019 - 20h41
(atualizado às 20h50)
Compartilhar
Exibir comentários

A Arábia Saudita permitiu que mulheres adultas viajem sem permissão e as concedeu mais controle sobre assuntos familiares, reduzindo um sistema de guarda masculina em um momento de total escrutínio sobre o histórico e as práticas de direitos humanos no país.

Estudantes sauditas participam da feira Glowork Women's Career Fair em Riyadh
Estudantes sauditas participam da feira Glowork Women's Career Fair em Riyadh
Foto: Faisal Al Nasser / Reuters

As decisões publicadas em uma série de decretos reais no diário oficial do país na sexta-feira estipulam que o passaporte saudita deve ser emitido para qualquer cidadão que se aplique, e que qualquer pessoa com mais de 21 anos não precise de permissão para viajar.

As emendas às regras também garantem às mulheres pela primeira vez na história o direito de registrar o nascimento de crianças, casamento, ou divórcio, emitir documentos familiares oficiais, e de estar elegível para exercer a guarda de filhos menores de idade.

Veja também:

Karina Buhr volta cheia de som e fúria em "Desmanche" :
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade