Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Arábia Saudita bombardeia cidade portuária no Iêmen para destruir armas de separatistas

O ataque sinaliza uma nova escalada nas tensões entre o reino saudita e as forças separatistas do Conselho de Transição do Sul

30 dez 2025 - 07h38
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Arábia Saudita bombardeou a cidade portuária de Mukalla, no Iêmen, visando destruir armas de separatistas apoiados pelos Emirados Árabes Unidos, intensificando as tensões entre os dois países na guerra do Iêmen.
Cidade portuária de Mukalla
Cidade portuária de Mukalla
Foto: Getty Images

A Arábia Saudita bombardeou a cidade portuária de Mukalla, no Iêmen, nesta terça-feira, 30, devido ao que descreveu como um carregamento de armas para uma força separatista que chegou dos Emirados Árabes Unidos.

Não há informações sobre vítimas em decorrência do ataque. O governo dos Emirados Árabes Unidos não se manifestou. O ataque acontece poucos dias após bombardeios aéreos sauditas contra posições separatistas na província iemenita de Hadramawt.

O bombardeio sinaliza uma nova escalada nas tensões entre o reino saudita e as forças separatistas do Conselho de Transição do Sul, que é apoiado pelos Emirados Árabes Unidos (EAU). Riad e Abu Dhabi apoiam lados distintos na guerra do Iêmen contra os rebeldes houthis apoiados pelo Irã.

Nas últimas semanas, o Conselho de Transição do Sul (CTS), uma força apoiada pelos EAU que tenta reviver o antigo Estado independente do Iêmen do Sul, atacou grandes áreas do país, de onde expulsou outras forças governamentais.

Os avanços aumentaram a tensão entre Arábia Saudita e EAU, que apoiam grupos rivais dentro do governo do Iêmen. 

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade