Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Apesar de cessar-fogo, Exército israelense afirma ter realizado ataque no centro de Gaza

As forças israelenses realizaram um ataque preciso no centro da Faixa de Gaza contra um indivíduo que, segundo o Exército, planejava atacar tropas israelenses. A ação foi confirmada neste sábado (25).

25 out 2025 - 16h27
Compartilhar
Exibir comentários

As forças israelenses realizaram um ataque preciso no centro da Faixa de Gaza contra um indivíduo que, segundo o Exército, planejava atacar tropas israelenses. A ação foi confirmada neste sábado (25).

"Há pouco, o Exército israelense realizou um ataque de precisão na região de Nousseirat, no centro da Faixa de Gaza, contra um terrorista da organização Jihad Islâmica que planejava executar um ataque iminente contra tropas israelenses", informou o Exército em comunicado.

Testemunhas relataram à agência Reuters que um drone atingiu um carro, que pegou fogo. Médicos locais informaram que quatro pessoas ficaram feridas. O alvo do ataque seria um membro da Jihad Islâmica, segundo o Exército. O grupo palestino não comentou a informação até o momento.

Outras testemunhas também relataram que tanques israelenses bombardearam a região leste da cidade de Gaza, a maior aglomeração urbana da Faixa. O Exército israelense não respondeu imediatamente ao pedido de comentário sobre essa ação.

Um frágil cessar-fogo está em vigor entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, embora ambos os lados tenham acusado o outro de violações.

Mobilização internacional

O secretário de Estado Marco Rubio declarou que autoridades norte-americanas estão reunindo informações sobre uma possível resolução da ONU ou acordo internacional que autorize uma força multinacional a operar em Gaza. Segundo ele, o tema será discutido no Catar neste domingo. "Muitos países que demonstraram interesse em participar de alguma forma, seja financeiramente, com pessoal ou ambos, precisarão de uma resolução da ONU ou de um acordo internacional, pois suas legislações nacionais exigem isso", afirmou Rubio a jornalistas a bordo de um avião entre Israel e o Catar. "Temos toda uma equipe trabalhando nos contornos desse projeto."

A administração do presidente Donald Trump deseja que países árabes contribuam com recursos financeiros e tropas para compor uma força multinacional encarregada de manter a paz em Gaza. Israel rejeitou a participação de tropas turcas na iniciativa.

Trump faz escala no Catar para discutir situação em Gaza

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma parada neste sábado no Catar para discutir o frágil cessar-fogo em Gaza. A escala foi feita antes de o chefe de Estado iniciar uma importante viagem pela Ásia.

A caminho da Malásia, Trump se reuniu a bordo do avião presidencial Air Force One com o emir e o primeiro-ministro do Catar, e elogiou o papel do país na mediação da trégua entre Israel e o movimento islâmico palestino Hamas, com base em um plano para encerrar dois anos de conflito.

"O que fizemos é incrível. A paz no Oriente Médio...", declarou Trump na presença do emir, xeque Tamim bin Hamad Al-Thani, e do primeiro-ministro, xeque Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani.

(Com agências)

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade