PUBLICIDADE

Mundo

Ao menos 140 imigrantes com destino à Europa se afogam no litoral do Senegal

29 out 2020 - 15h33
Compartilhar
Exibir comentários

Ao menos 140 imigrantes com destino à Europa se afogaram no litoral do Senegal quando seu barco pegou fogo e virou, o naufrágio mais letal registrado neste ano, disse a agência de migração das Nações Unidas nesta quinta-feira.

O barco com 200 pessoas afundou poucas horas depois de partir da cidade pesqueira de Mbour, localizada 100 quilômetros ao sul da capital Dacar, no sábado, informou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Vídeos compartilhados na mídia local mostraram um barco de resgate de pescadores locais se aproximando de uma coluna espessa de fumaça escura em mar aberto enquanto pessoas nadavam freneticamente em sua direção.

As Marinhas senegalesa e espanhola e pescadores resgataram cerca de 60 pessoas, mas "ao menos 140 pessoas se afogaram", disse a OIM em um comunicado.

A chegada de imigrantes da África Ocidental às Ilhas Canárias já mais do que quadruplicou neste ano e chegou a cerca de 11 mil na comparação com o mesmo período de 2019, segundo a agência.

A disparada se explica porque outras rotas mais usadas através da Líbia ou da Argélia, e pelo Mar Mediterrâneo rumo ao sul da Europa, foram inviabilizadas por controles mais rígidos.

A perigosa travessia marítima às Ilhas Canárias já foi uma rota mais popular - as tentativas escassearam quando a Espanha intensificou a vigilância em meados dos anos 2000.

Quatorze barcos transportando 663 imigrantes partiram do Senegal rumo às ilhas em setembro, mais de um quarto dos quais sofreu um incidente ou naufrágio, disse a OIM.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade