PUBLICIDADE

Mundo

Antony Blinken destaca parceria 'crucial' com a Itália (2)

Para Di Maio, há 'muitas oportunidades' para reforçar relação

12 abr 2021 - 15h29
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário norte-americano de Estado, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, se reuniram em Washington nesta segunda-feira (12) para debater temas de relevância internacional.

Blinken e Di Maio se reuniram em Washington
Blinken e Di Maio se reuniram em Washington
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O encontro durou cerca de uma hora e também esteve presente o enviado especial para o Clima, John Kerry. Por isso, os assuntos ligados às mudanças climáticas e às ações necessárias para o momento foram discutidos. Além disso, Di Maio revelou que a Itália está pensando em ter um representante especial para o tema, assim como Kerry.

"A voz e a liderança da Itália são cruciais nos dossiês que compartilhamos, da Líbia à pandemia, do Afeganistão às mudanças climáticas", pontuou Blinken. Os dois líderes também debateram questões relativas à Ucrânia e, por consequência, a Rússia.

O representante do governo de Joe Biden ainda destacou que as duas nações "estão trabalhando de diversas formas e em diversos níveis para reforçar as perspectivas das próprias populações".

Por sua vez, o italiano afirmou que, nas reuniões do G20 à COP26, o encontro das Nações Unidas sobre o clima, "Itália e Estados Unidos terão muitas oportunidades para reforçar as suas relações". Além disso, destacou que esse foi um "momento importantíssimo", já que a Itália é a primeira nação no mundo a "encontrar a administração Biden".

Em entrevista ao "Tg3", Di Maio destacou as conversas sobre a Líbia e disse que os dois concordaram em ter "um colaboração mais forte entre Itália e EUA" para por fim aos conflitos civis no país africano e disse que foram definidos "os próximos passos" sobre o tema.

Sobre a pandemia de Covid-19, o chanceler italiano afirmou que houve a concordância de "acelerar juntos a campanha de vacinação, de organizar-se melhor como Ocidente também para enfrentar a geopolítica das vacinas do grupo oriental".

O chanceler italiano tem agenda em Washington até esta terça-feira (13) e deve ainda se encontrar com a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, e participar de eventos que celebram os 160 anos das relações entre os dois países.

Também se reunirá com o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas e membro da força-tarefa anti-Covid, Anthony Fauci.

Di Maio é o primeiro ministro das Relações Exteriores que Blinken recebe em Washington, mas esse é o segundo encontro formal dos dois representantes, sendo que a primeira havia ocorrido à margem de uma cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade