PUBLICIDADE

América Latina

Venezuela declara interesse em normalizar relações com os EUA

20 mai 2013 - 03h52
(atualizado às 03h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A Venezuela deseja reestabelecer relações diplomáticas plenas com os Estados Unidos, declarou neste domingo o ministro de Relações Exteriores do país sul-americano, Elias Jaua, em pronunciamento na televisão. De acordo com a Reuters, uma mostra do esforço de Caracas foi o envio de Calixto Ortega, um diplomata de alta patente, a Washington em missão de reaproximar as duas nações.

Os governos americano e venezuelano se distanciaram durante os 14 anos de Hugo Chávez no poder, em processo que culminou na retirada dos respectivos embaixadores em ambas as capitais.

"Envio uma messagem aos políticos americanos de que a Venezuela quer normalizar as relações através da designação de importantes diplomatas. Por quê? Porque os Estados Unidos seguem sendo um dos nossos mais importantes parceiros comerciais", afirmou Jaua.

Sucessor político de Chávez, o novo presidente Nicolas Maduro disse recentemente que desejava se reaproximar dos Estados Unidos caso a "relação fosse respeitosa". Em outros momentos, porém, o mesmo Maduro acusou Washington de "desestabilizar" a Venezuela.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade