Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Tempestade tropical ameaça esforços de contenção a vazamento

26 jun 2010 - 07h54
(atualizado às 08h11)
Compartilhar

A primeira tempestade tropical da temporada de furacões do Atlântico, Alex, se formou neste sábado no oeste do Caribe e se dirige para o Belize e a península de Iucatã, no México. Segundo informações da CNN, se a tempestade se mover em direção ao Golfo do México pode provocar sérios prejuízos aos esforços de contenção ao vazamento de óleo na região.

Ave coberta de petróleo tenta levantar voo junto ao casco de um navio, na região onde acontece o vazamento no Golfo do México
Ave coberta de petróleo tenta levantar voo junto ao casco de um navio, na região onde acontece o vazamento no Golfo do México
Foto: AP

Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, a tempestade tem ventos sustentados de até 65 km/h, se desloca a uma velocidade de 13 km/h e pode prejudicar o combate ao derramamento de petróleo no Golfo do México.

Às 6h (Brasília), a tempestade estava cerca de 355 km a leste da Cidade do Belize, a maior do país homônimo, e a cerca de 400 km de Chetumal (México).

O aviso de tempestade tropical anunciado pelo NHC afeta principalmente Belize e a península de Iucatã, de Chetumal a Cancún, mas também inclui algumas ilhas de Honduras.

Com menor intensidade e mais tarde, Alex também pode atingir a costa hondurenha, de Limón até a fronteira com a Guatemala.

Espera-se que a temporada seja extremamente ativa em 2010, com entre três e sete furacões de grande intensidade, com ventos superiores a 177 km/h.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra