Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

EUA congelam vistos para 75 países a partir da semana que vem; Brasil está na lista

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (14) que vai suspender todos os trâmites e a emissão de vistos para visitantes de 75 países a partir de 21 de janeiro, segundo um memorando interno do Departamento de Estado norte-americano. Entre os países afetados estão Somália, Rússia, Irã, Afeganistão, Brasil, Egito, Yêmen, Nigéria e Tailândia, segundo o relatório.

14 jan 2026 - 13h28
(atualizado às 14h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira a suspensão de todos os trâmites de vistos para 75 países, como parte da política de combate à imigração iniciada por Donald Trump desde seu retorno ao poder. O Departamento de Estado está suspendendo o processamento de vistos de imigração para 75 países", declarou um porta-voz da instituição.

Foto ilustrativa: pessoas que tinham um agendamento para o processo de visto para os Estados Unidos e que foi cancelado, esperam do lado de fora da embaixada dos Estados Unidos por informações de reagendamento, em Bogotá, Colômbia, em 27 de janeiro de 2025.
Foto ilustrativa: pessoas que tinham um agendamento para o processo de visto para os Estados Unidos e que foi cancelado, esperam do lado de fora da embaixada dos Estados Unidos por informações de reagendamento, em Bogotá, Colômbia, em 27 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS - Luisa Gonzalez / RFI

Anteriormente, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, havia compartilhado no X um artigo publicado no site da emissora Fox News.

O memorando, de acordo com a Fox News, orienta as embaixadas e consulados dos EUA a recusar vistos dentro das normas legais existentes enquanto o Departamento de Estado revisa seus procedimentos. Não foi informado um prazo para a retomada do trâmite e da emissão.

A medida ocorre no contexto da forte política de restrição à imigração adotada pelo presidente republicano Donald Trump desde sua posse em janeiro do ano passado. Em novembro, Trump havia prometido "pausar permanentemente" a entrada de migrantes provenientes de todos os chamados "países do Terceiro Mundo" após um tiroteio próximo à Casa Branca cometido por um cidadão afegão que matou um membro da Guarda Nacional.

A suspensão afeta tanto os trâmites de visto realizados dentro do território dos EUA quanto os processos de emissão nos consulados e embaixadas norte-americanas ao redor do mundo, representando uma das medidas mais amplas de restrição à imigração implementadas pelo governo Trump até hoje.

Com agências

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade