Tempestade Chantal se aproxima e Rep. Dominicana começa evacuações
Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, a tempestade tropical pode se transformar em furacão nesta quarta-feira
As autoridades da República Dominicana ordenaram nesta terça-feira evacuações preventivas em todo o país devido ao avanço da tempestade tropical Chantal, a terceira da temporada de furacões, que se dirige para Porto Rico e a ilha Espanhola, onde está localizada a República Dominicana e o Haiti. Chantal poderá se transformar em furacão na quarta-feira, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos
Em seu boletim das 21h (de Brasília), foi informado que o centro da tempestade se encontra a 360 quilômetros de San Juan de Porto Rico, e a 635 quilômetros de Santo Domingo, com ventos de 100 quilômetros por hora. Estima-se que Chantal "esteja próximo da intensidade de furacão" antes de chegar à República Dominicana e ao Haiti na quarta-feira pela tarde.
Diante dessas projeções, o Centro de Operações de Emergências (COE) do país, declarou alerta vermelho (máxima) para 10 das 32 províncias, inclusive Santo Domingo e o Distrito Nacional, e amarelo (intermédia) para 13 e o verde para o resto do país.
Além disso, ordenou nesta tarde evacuações preventivas nas províncias sob alerta, proibiu os esportes aquáticos em todo o perímetro litorâneo do país e pediu que os operadores das pequenas e médias embarcações permanecessem nos portos.
O presidente do país, Danilo Medina, pediu hoje à população atenção aos boletins do COE e "que tomem as precauções pertinentes" diante de uma possível passagem de "Chantal" pelo território nacional, a terceira tempestade tropical da temporada de furacões na bacia do Atlântico.
No entanto, assegurou que o país "está preparado para enfrentar qualquer fenômeno natural", mas pediu "a Deus que tenha compaixão com o povo dominicano", segundo comunicado da Presidência.