Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Sobe para 5 o número de mortes por passagem do furacão Newton no México

8 set 2016 - 14h47
Compartilhar
Exibir comentários

O saldo de mortes pela passagem do furacão Newton pelo México subiu para cinco depois que as autoridades confirmaram nesta quinta-feira a morte de todos os tripulantes de uma embarcação pesqueira da Baixa Califórnia Sul, no noroeste do país, que acabou naufragando por causa das fortes ondulações causadas pelo ciclone.

A embarcação não conseguiu chegar ao porto e "afundou devido às fortes ondulações", o que resultou "na morte de seus cinco tripulantes", informou a Comissão Nacional de Aquicultura e Pesca (Conapesca) do México em comunicado.

A proximidade de Newton, que tocou terra na Baixa Califórnia Sul como furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, fez com que as autoridades entrassem em contato com as companhias proprietárias "de pelo menos 22 embarcações que permaneciam na região do trajeto" do ciclone, para informá-las que deveriam buscar refúgio, indicou o titular da Conapesca, Mario Aguilar.

"Todas as embarcações atenderam às indicações de buscar refúgio no porto mais próximo e apenas uma delas, a 'Mariano Pérez X', buscou resguardo em outro porto mais distante, dirigindo-se a La Paz", segundo a Conapesca.

De acordo com o que a empresa proprietária da embarcação disse à instituição, o capitão do "Mariano Pérez X" comunicou que "seguiria rumo a outro porto", mas a empresa perdeu contato com a tripulação durante o trajeto.

Em sua passagem pelo noroeste do país, Newton produziu "ventos de até 150 km/h, provocando situações de alto risco", segundo o boletim meteorológico.

Marco Antonio Vázquez, diretor municipal de Defesa Civil em Los Cabos, na Baixa Califórnia Sul, disse na terça-feira à imprensa que duas pessoas tinham morrido e outras três estavam desaparecidas por causa do naufrágio da embarcação.

No dia seguinte, os corpos dos outros dois tripulantes foram encontrados no litoral de Los Cabos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade