Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Procissão lembra "Robin Hood mexicano", morto há 100 anos

18 mai 2009 - 10h51
(atualizado às 11h38)
Compartilhar

Uma procissão realizada ontem pelas ruas de Culiacán, no Estado Mexicano de Sinaloa, marcou o 100º aniversário da execução de Jesus Malverde, uma das figuras mais cultuadas pelos mexicanos. De acordo com o folclore local, ele era comparado a Robin Hood, por tirar dos ricos para dar aos pobres, até ser morto pela polícia, em 1909.

Seguidores fazem fila para tocar busto de Jesus Malverde durante procissão, em Culiacan
Seguidores fazem fila para tocar busto de Jesus Malverde durante procissão, em Culiacan
Foto: Reuters

Malverde é visto por muitos como o santo padroeiro dos traficantes de drogas, segundo policiais e especialistas em cultura mexicana. Um templo foi erguido sobre seu túmulo na cidade de Culiacan, um lugarejo isolado e há muito associado ao tráfico de ópio e maconha.

Muitas pessoas acreditam que a imagem de Malverde oferece proteção contra a lei. Seu nome e rosto são associados a inúmeros produtos vendidos no México e até nos Estados Unidos, onde o número de imigrantes mexicanos é grande. A "marca" Malverde pode ser encontrada em itens que vão de camisetas a detergentes para limpeza doméstica.

De acordo com o jornal The New York Times,Malverde chegou à televisão, ao cinema e ao teatro. Templos em sua honra faziam parte do cenário em um recente episódio da série CSI, da rede de TV CBS, e de A Man Apart, filme estrelado por Vin Diesel em 2003.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra