PUBLICIDADE

América Latina

Pesquisas de boca de urna indicam vitória de Cartes no Paraguai

Três levantamentos divulgados pela imprensa paraguaia dão vantagem de mais de 10 pontos ao candidato do Partido Colorado

21 abr 2013 - 13h23
(atualizado às 14h51)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O empresário Horacio Cartes, candidato do Partido Colorado</p>
O empresário Horacio Cartes, candidato do Partido Colorado
Foto: Divulgação

Horas antes do fechamento das urnas nas eleições gerais deste domingo no Paraguai, três pesquisas de boca de urna apontam a vitória do candidato do Partido Colorado, Horacio Cartes. Os levantamentos foram publicados pelas páginas dos jornais locais omitindo os nomes dos candidatos, para respeitar a legislação eleitoral, mas a imprensa estrangeira tem acesso a todos os dados.

A pesquisa da empresa First Análisis publicada pelo jornal ABC Color aponta Cartes com 48% dos votos contra 37,9% do candidato do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), Efrain Alegre. Já o levantamento do instituto ICA disponível na página do diário Ultima Hora dá 47% para o colorado contra 32% do opositor. Uma terceira pesquisa, da empresa Geo, também publicado pelo Ultima Hora, diz que Cartes deve ter 49% dos votos e Alegre, 33%.

Polêmica

Após declarações dadas pelo vice-presidente e ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Eleitoral, Juan Manoel Morales, sobre os números divulgados pelas pesquisas de boca de urna geraram desconforto entre o magistrado e o Partido Liberal.

Referindo-se aos números que apontam o candidato colorado, Horácio Cartes, como vencedor, Morales disse que “as tendências declaram um dos candidatos como ganhador e isso deve se manter". Sobre alguma desconformidade por parte dos opositores do Partido Liberal, categorizou "os Liberais terão que reconhecer a realidade".

Segundo o artigo 306 da Lei Eleitoral paraguaia as pesquisas de boca de urna estão terminantemente proibidas. "Fica proibida a difusão de resultados de pesquisas de boca de urna, até uma hora depois do encerramento das mesas receptoras de votos", diz o texto.

Em função disso, o presidente do Partido Liberal, Blas Llano, convocou uma coletiva de imprensa no hotel Guarani. Ele classificou as afirmações do juiz eleitoral como “um crime eleitoral”. “Não temos nem zero de confiança nos números corroborados pelo ministro Juan Morales”, disse.

Horacio Cartes

Cartes é um empresário milionário proprietário de mais de 20 empresas e presidente do clube de futebol Libertad. Ele possui uma grande empresa de cigarros, algo bastante controverso, sendo que a política de saúde do país tem uma campanha antitabagista. As marcas de cigarro mais apreendidas por conta de contrabando atualmente são as produzidas pela empresa do colorado. Além disso, o provável presidente eleito do Paraguai tem no seu currículo acusações de envolvimento em lavagem de dinheiro e narcotráfico.

Entre as polêmicas envolvendo Horácio Cartes, está recente declaração dada em um programa de televisão paraguaio sobre a votação do casamento igualitário. Após o posicionamento negativo com relação a possível votação de uma lei que aprovaria o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o repórter perguntou ao então candidato à presidência, o que ele faria no caso de ter um filho homossexual. “Não creio que tenha um filho homossexual, porque nunca lhe deixaria que lhe faltasse nada”, enfatizou o candidato do Partido Colorado.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade