PUBLICIDADE

América Latina

Papa pede solução pacífica e democrática na Venezuela

Após oração dominical do Angelus, pontífice expressa "proximidade com as famílias que perderam os filhos em manifestações

2 jul 2017 - 14h18
(atualizado às 15h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco pediu neste domingo (02/07) uma "solução pacífica e democrática" para a Venezuela, por ocasião das comemorações da independência do país, a ocorrerem na próxima quarta-feira.

Foto: Reuters

Diante dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, que assistiram à habitual oração do Angelus, o pontífice disse que reza "por esta querida nação" e expressou a sua "proximidade com famílias que perderam os filhos em manifestações na rua". "Faço um apelo para que se acabe com a violência e se encontre uma solução pacífica e democrática para a crise", disse. "Que Nossa Senhora de Coromoto interceda pela Venezuela!", concluiu o pontífice, que rezou uma Ave Maria com as milhares de pessoas que o ouviam, ao aludir à padroeira do país.

No começo do mês passado, o papa recebeu no Vaticano os membros da Direção da Conferência Episcopal da Venezuela (CEV), formada por seis bispos, depois que eles lhe pediram uma audiência para informá-lo sobre a situação do país. O papa já instou em várias ocasiões à resolução da crise que vive a Venezuela.

Neste domingo não foi a primeira vez que ele se referiu, depois da oração do Angelus, à situação na Venezuela. Já em abril, ele fizera um apelo para se evitar "toda a violência" e defendeu a procura de "soluções políticas" no país.

Há semanas o país é abalado por protestos contra o governo do presidente Nicolás Maduro, após o Tribunal Supremo de Justiça, controlado pelo chavismo, ter decidido assumir as competências da Assembleia Nacional, dominada pela oposição desde 2015. Segundo a ONG Foro Penal, cerca de 80 pessoas já foram mortas nos protestos.

Os guerreiros dos protestos na Venezuela:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade