PUBLICIDADE

América Latina

Papa Francisco chega à Bolívia para visita de 3 dias

8 jul 2015 - 19h32
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco chegou nesta quarta-feira à Bolívia para começar uma visita de três dias, a segunda parada de sua viagem pela América do Sul, que começou no Equador e seguirá, na sexta-feira, para o Paraguai.

Francisco chegou em um voo da companhia aérea estatal Boliviana de Aviación (BoA), às 17h16 locais (18h16 de Brasília), ao aeroporto da cidade de El Alto, situada a 4 mil metros de altitude.

A aeronave procedente de Quito, um Boeing 737 batizado como Pastor Uno, foi decorada internamente com motivos da cultura pré-hispânica de tiahuanacota e aterrissou com uma hora de atraso em relação ao horário previsto no programa oficial.

O avião, que foi escoltado no espaço aéreo boliviano por duas aeronaves militares, foi recebido pelo presidente do país, Evo Morales, e seu vice-presidente, Álvaro García Linera, que deram as boas-vindas ao pontífice, a sua comitiva e aos jornalistas que o acompanham.

As ruas de El Alto e da cidade vizinha de La Paz, situada a 3.600 metros de altitude, estão lotadas de pessoas que esperam ver o papa em seu trajeto até o centro de La Paz.

Francisco ficará em La Paz por apenas quatro horas para evitar os problemas derivados da altitude elevada e, após visitar o palácio presidencial e a catedral, partirá ainda esta noite para a cidade Santa Cruz, que fica em uma altitude inferior.

Nessa cidade, o papa fará um percurso aproximado de 7,5 quilômetros entre o aeroporto internacional de Viru Viru até a casa do cardeal boliviano Julio Terrazas, onde ficará hospedado.

Francisco realizará nesta quinta-feira uma grande missa aos pés da estátua do Cristo Redentor, um dos principais símbolos da fé católica em Santa Cruz.

Pela tarde, o papa terá um encontro com sacerdotes, religiosos e seminaristas e depois participará com Morales do encerramento do 2º Encontro Mundial de Movimentos Populares, que acontece desde ontem em Santa Cruz.

Na sexta-feira, o pontífice visitará a prisão de Palmasola, uma das prisões mais perigosas do país. O encontro servirá para os detentos conversarem com o pontífice sobre as principais carências nas áreas de saúde, alimentação e justiça.

Francisco concluirá sua visita à Bolívia após um encontro com os bispos do país.

O pontífice argentino é o segundo a visitar a Bolívia após João Paulo II, que esteve no país andino em 1988.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade