PUBLICIDADE

América Latina

O que é o petro, a moeda virtual criada pelo presidente da Venezuela

Nicolás Maduro anunciou criação de criptomoeda que será baseada nos valores do petróleo, do gás, do ouro e do diamante.

4 dez 2017 - 10h11
(atualizado às 11h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou neste domingo a criação de uma moeda virtual, o petro, baseada nos preços do petróleo, do ouro, do gás e do diamante.

Em seu programa na TV, Maduro disse que a criação da moeda virtual significa um avanço em relação à "soberania monetária". E que o petro ajudará a vencer o bloqueio financeiro imposto ao país.

Nicolás Maduro anunciou que a nova moeda virtual, o petro, assegurará à Venezuela a 'soberania monetária'
Nicolás Maduro anunciou que a nova moeda virtual, o petro, assegurará à Venezuela a 'soberania monetária'
Foto: Reuters / BBC News Brasil

"Com isso nos incorporamos ao mundo do século 21, e o país poderá avançar em direção a um sistema financeiro que seja sólido para sustentar nosso desenvolvimento", declarou.

O mandatário não especificou quando o petro passaria a circular, mas informou que a criptomoeda será atrelada a bens físicos e emitida pelo país, o que a diferencia da mais famosa moeda virtual, o bitcoin.

A criação do petro ocorre em um ano em que a moeda física venezuelana, o bolívar, já desvalorizou 95% em relação ao dólar. Somente no último mês, a desvalorização foi de 57%.

Por não ter reservas para honrar os juros de sua dívida, a Venezuela foi declarada em calote parcial no mês passado. E desde agosto o país sofre sanções impostas pelos Estados Unidos, que proibiu a compra de títulos da dívida pública venezuelana e da petroleira estatal PDVSA por pessoas físicas e empresas americanas.

Moeda oficial venezuelana, o bolívar já desvalorizou 95% frente ao dólar no último ano
Moeda oficial venezuelana, o bolívar já desvalorizou 95% frente ao dólar no último ano
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Na onda do bitcoin

Maduro também anunciou a criação de um laboratório de blockchain, uma plataforma para comprar e vender moedas virtuais, composto por uma equipe multidisciplinar de 50 pessoas. Esse grupo criará as condições técnicas e legais para a nova moeda.

O anúncio de Maduro acontece no momento de grande popularidade do bitcoin, que se tornou a moeda de maior rendimento no mundo por causa de sua alta demanda.

O bitcoin já é muito adotado na Venezuela por pessoas que querem proteger seu dinheiro dos efeitos da hiperinflação e da falta de bolívares em circulação.

As moedas virtuais não são reguladas por governos, grandes bancos ou fundos de investimento, mas por investidores privados. Cada bitcoin, por exemplo, é um arquivo de computador que é armazenado em uma "carteira digital" de smartphones ou de computador.

Cada transação é registrada em uma lista pública chamada "blockchain" - por isso não é possível gastar uma moeda que não é sua.

Bitcoin é a moeda virtual mais famosa do mundo e vive uma onda de grande valorização; na Venezuela, é usada para evitar os efeitos da hiperinflação e da falta de notas
Bitcoin é a moeda virtual mais famosa do mundo e vive uma onda de grande valorização; na Venezuela, é usada para evitar os efeitos da hiperinflação e da falta de notas
Foto: Reuters / BBC News Brasil

É possível fazer transações em bitcoins de qualquer lugar com uma conexão à internet, por meio de empresas de câmbio usando dinheiro real ou vendendo produtos ou serviços em troca deles. A maioria das pessoas usa a criptomoeda como investimento.

Bitcoin em 4 questões

O que é?

Muitas vezes descrito como uma criptomoeda, trata-se de uma moeda não regulada por qualquer governo e que só existe no ambiente virtual. Ou seja, uma espécie de versão online do dinheiro. Isso quer dizer que não se pode segurá-lo na mão, tampouco sacá-lo de um banco.

Como funciona?

Os bitcoins existem dentro de uma "carteira virtual" (como sua conta online em um banco comum, por exemplo) que só pode ser acessada pela internet. As transações são executadas seguindo um modelo conhecido como blockchain, em que cada uma delas passa pelo computador de vários usuários e é "certificada" por meio de códigos de computação. A partir daí, são agrupadas e adicionadas em um "bloco".

Como adquiri-lo?

Há três formas principais: com dinheiro "real", vendendo produtos ou serviços remunerados em bitcoins ou por meio de novas empresas que fabricam suas próprias moedas virtuais.

Por que se tornou tão valioso?

Os bitcoins são valiosos porque as pessoas estão dispostas a trocá-los por bens e serviços reais, ou mesmo pelo dinheiro tangível.

Veja também:

Sabe de onde vem o dinheiro que você usa todos os dias?:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade