PUBLICIDADE

Morte de Hugo Chávez

Em vídeo, Lula lembra amizade e defende legado de Chávez

7 mar 2013 - 18h13
(atualizado às 18h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Veja a mensagem de Lula sobre Chávez:

Em vídeo publicado nesta quarta-feira na página de seu instituto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz seu balanço da personalidade e do legado de Hugo Chávez, morto nesta terça-feira, 5 de março de 2013. Esta é mais uma das manifestações de Lula sobre o “companheiro” Chávez, com quem manteve estreita relação de amizade durante os anos em que os dois estiveram à frente da política latino-americana.

"O Chávez era um homem que, eu diria, 80% era coração, 20% era razão, como eu acho que devem ser todos os grandes homens do mundo," diz Lula no vídeo, reconhecendo as controvérsias e louvando o perfil intenso do amigo. "Muita gente diz que Chávez era uma pessoa polêmica, e era. E era bom que ele fosse assim."

Lula elogia Chávez por suas contribuições à Venezuela e à integração do continente sul-americano. "Chávez sabia, e sabia com muita força, que a razão para ele estar no governo era fazer com que o povo pobre da Venezuela se sentisse orgulhoso, que passasse a ter direitos. (...) As ideias do Chávez vão perdurar por muitos séculos. Porque a América do Sul vive um momento excepcional, e o Chávez tem muito a ver com isso."

O ex-presidente completa a mensagem pedindo calma e unidade à Venezuela no momento em que o chavismo é posto à prova. "A Venezuela não pode retroceder. O povo da Venezuela aprendeu a confiar no governo. O povo da Venezuela aprendeu a ter orgulho do seu país, e isso é um valor inestimável que não pode ser perdido."

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade