PUBLICIDADE

América Latina

Maduro nomeia Samuel Moncada como novo chanceler da Venezuela

21 jun 2017 - 22h35
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nomeou nesta quarta-feira como novo ministro das Relações Exteriores o embaixador do país na OEA, Samuel Moncada, para o lugar de Delcy Rodríguez, que deixa o cargo para se candidatar a deputada na recém-convocada Assembleia Nacional Constituinte.

"Delineei ao vice-ministro para a América do Norte e nosso embaixador nosso para a OEA, Samuel Moncada, que assuma a Chancelaria da República Bolivariana da Venezuela para manter o combate da verdade da nossa pátria no mundo", disse Maduro em rede obrigatória de rádio e televisão.

Rodríguez estava no cargo desde dezembro de 2014 e agora se apresentará como candidata a corredatora da eventual nova Constituição e, por lei, deveria deixar o Ministério.

No dia 1º de junho, Maduro anunciou que Rodríguez e a primeira dama Cilia Flores seriam candidatas a integrar a Assembleia Constituinte.

Rodríguez, que não esteve presente na reunião de ministros presidida hoje por Maduro, está em Cancún, onde os chanceleres dos países membros da Organização de Estados Americanos (OEA) realizam uma assembleia e na qual foi discutida a crise na Venezuela sem que tenha sido firmado um texto conjunto sobre o país caribenho.

Maduro destacou o trabalho de Rodríguez à frente da Chancelaria venezuelana. "A chanceler, que tem que sair para ser candidata à Assembleia Nacional Constituinte, merece o reconhecimento de todo o país porque defendeu como uma tigresa a soberania, a paz e a independência da Venezuela", afirmou.

Já Moncada deixa seu cargo como embaixador da Venezuela na OEA, o qual ocupava desde 27 de março deste ano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade