Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Le Monde destaca avanço de Flávio Bolsonaro como principal nome da direita em 2026

O jornal Le Monde publica nesta quinta-feira (12) uma reportagem sobre a ascensão política de Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, e seu esforço para consolidar-se como o principal nome da direita na eleição presidencial de outubro no Brasil. Segundo o diário francês, Flávio "segue os passos do pai" e tenta se posicionar como alternativa viável contra o presidente Lula.

12 mar 2026 - 10h15
Compartilhar
Exibir comentários

A matéria destaca que Flávio Bolsonaro, 44 anos, aparece competitivo em pesquisas recentes do Datafolha, que o colocam tecnicamente próximo de Lula em um eventual segundo turno, com 43% contra 46% das intenções de voto. O jornal também lembra que ele é o filho mais velho do ex-presidente, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, e busca assumir o legado político do pai.

Flávio Bolsonaro, de 44 anos, se apresenta como um membro mais moderado da extrema direita para as eleições presidenciais no Brasil, relata a imprensa francesa nesta sexta-feira 12 de março de 2026. Foto do Senador em Brasília, em 17 de dezembro de 2025.
Flávio Bolsonaro, de 44 anos, se apresenta como um membro mais moderado da extrema direita para as eleições presidenciais no Brasil, relata a imprensa francesa nesta sexta-feira 12 de março de 2026. Foto do Senador em Brasília, em 17 de dezembro de 2025.
Foto: © Evaristo Sa / AFP/Archivos / RFI

Formado em Direito e Ciências Políticas, Flávio iniciou a carreira como deputado estadual no Rio de Janeiro e, após três reeleições, conquistou uma vaga no Senado em 2018. Embora não seja considerado o mais carismático da família, vem ganhando apoio entre setores conservadores que antes preferiam Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo.

O jornal relata a viagem de Flávio Bolsonaro a Israel em janeiro deste ano, a Jerusalém, "onde foi rebatizado no rio Jordão", e seus encontros com lideranças internacionais, como o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, e chefes de Estado do Bahrein e dos Emirados Árabes Unidos, antes de se encontrar com lideranças da extrema direita francesa, a quem prometeu defender "valores cristãos, a família, a liberdade e Deus".

Apesar de ser visto como mais moderado que Jair Bolsonaro, característica que agrada a elite econômica, sua candidatura ainda dependerá do apoio de partidos de centro. A reportagem lembra que pesam contra ele acusações de desvio de dinheiro quando exercia mandato no Rio.

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade