PUBLICIDADE

América Latina

Colômbia: motorista de ônibus incendiado é detido

Trinta e uma crianças morreram; autoridades esperam começar o processo de identificação dos corpos na cidade de Barranquilla nesta segunda-feira

19 mai 2014 - 09h28
(atualizado às 11h36)
Compartilhar
Exibir comentários
A polícia forense disse que a identificação das crianças será bastante difícil devido ao estado de carbonização que corpos se encontram
A polícia forense disse que a identificação das crianças será bastante difícil devido ao estado de carbonização que corpos se encontram
Foto: Reuters

O motorista do ônibus que pegou fogo no domingo na cidade colombiana de Fundación, e que provocou a morte de 31 crianças, foi detido e deve prestar depoimento nesta segunda-feira sobre o acidente.

"O motorista está detido temporariamente, enquanto determinamos sua responsabilidade. Ele se entregou às autoridades durante a manhã e deve prestar depoimento durante uma audiência", afirmou uma fonte policial de Magdalena, departamento do norte da Colômbia onde fica a localidade de Fundación.

Uma das hipóteses do acidente indica que o motorista colocava gasolina no ônibus a partir de um recipiente com combustível de contrabando no momento da explosão.

Outras versões do acidente apontam para uma falha técnica no veículo, que segundo informações anteriores, não havia passado por uma vistoria exigida para a circulação na Colômbia.

A polícia informou que o motorista se entregou depois da divulgação de que a hipótese de culpa do condutor estava sendo investigada. Parentes das vítimas atacaram a casa do suspeito e iniciaram uma busca paralela a das autoridades.

Pelo menos 31 crianças morreram em incêndio de um ônibus no norte da Colômbia neste domingo; ainda não se sabe qual a causa do incidente
Pelo menos 31 crianças morreram em incêndio de um ônibus no norte da Colômbia neste domingo; ainda não se sabe qual a causa do incidente
Foto: Reuters

O ônibus, no qual viajavam crianças que haviam comparecido a uma missa no domingo, explodiu ao meio-dia e matou 31 crianças. Vinte e cinco pessoas ficaram feridas, incluindo 24 menores de idade.

Os feridos há um adulto e 24 crianças - que apresentam queimaduras sérias de segundo e terceiro graus, segundo informações da Cruz Vermelha colombiana. 

"Os feridos têm queimaduras e muitos ainda estão em estado crítico" em hospitais da região e na cidade de Santa Marta, disse Uruena. A Cruz Vermelha disse que estava enviando quatro psicólogos e dois especialistas voluntários na ajuda psicossocial aos feridos e familiares dos mortos.

As crianças a bordo do ônibus estavam entre as idades de um e oito anos e estavam voltando para casa depois de um serviço religioso, Fundacion Prefeito Luz Stella Duran repórteres. 

A Cruz Vermelha disse que estava enviando quatro psicólogos e dois especialistas voluntários na ajuda psicossocial para ajudar os feridos e os familiares dos mortos.

As autoridades esperam começar nesta segunda-feira o processo de identificação dos corpos das crianças na cidade de Barranquilla, um trabalho muito difícil, segundo os legistas, em consequência do estado de carbonização dos cadáveres.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade