0

Almoço de luxo de Maduro na Turquia gera polêmica

Presidente foi criticado por 'ostentar' enquanto país vive crise

18 set 2018
16h09
atualizado às 17h07
  • separator
  • comentários

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi flagrado almoçando em um dos restaurantes mais caros de Istambul, na Turquia, ao mesmo tempo em que os venezuelanos enfrentam uma complexa crise econômica e social, marcada por uma escassez de alimentos. O episódio gerou uma polêmica no país sul-americano e, na tentativa de aliviar as críticas, o mandatário afirmou que foi ao restaurante do famoso chef turco Nusret Gokce, apelidado de "Salt Bae", por convite. "Fizemos uma parada em Istambul, onde recebi um convite para visitar o centro histórico e almoçar com algumas autoridades", disse ele durante entrevista a uma emissora de rádio e TV.

A visita de Maduro ao restaurante do chef turco, conhecido por sua maneira de preparar carne, foi transmitida em vários vídeos nas redes sociais. Nas gravações, o líder venezuelano é visto acompanhado pela primeira-dama, Cilia Flores. "Isso acontece só uma vez na vida, certo?", disse Maduro, enquanto acompanhava Gokce a cortar o bife para servi-lo.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi flagrado almoçando em um dos restaurantes mais caros de Istambul, na Turquia, ao mesmo tempo em que os venezuelanos enfrentam uma complexa crise econômica e social
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi flagrado almoçando em um dos restaurantes mais caros de Istambul, na Turquia, ao mesmo tempo em que os venezuelanos enfrentam uma complexa crise econômica e social
Foto: ANSA / Ansa

Em uma outra publicação, o presidente da Venezuela é visto fumando um charuto tirado de uma embalagem que tem uma placa com seu próprio nome e, em outra, ele aparece abraçando Salt Bae. O banquete de Maduro e sua esposa foi considerado "um escárnio" por vários líderes da oposição venezuelana. "Este é um escárnio para todos os venezuelanos, um governo que nos manda apertar o cinto enquanto o presidente usa recursos estatais e vive uma vida de luxos", disse o deputado Ángel Alvarado, líder do partido "Primero Justicia".

Por sua vez, o opositor Julio Borges, ex-líder do Congresso, ressaltou que "enquanto os venezuelanos sofrem e morrem de fome, Nicolás Maduro e Cilia desfrutam de um dos restaurantes mais caros do mundo, tudo com dinheiro roubado do povo venezuelano", escreveu em sua conta no Twitter. O episódio também gerou o compartilhamento de imagens satíricas em que reproduz Gokce fazendo sua pose com o sal acima de uma criança totalmente esquelética. A passagem de Maduro pela Turquia ocorreu depois de sua viagem à China, onde ele se encontrou com o seu homólogo chinês, Xi Jinping. No entanto, a visita ao restaurante de luxo surge em uma altura em que a Venezuela enfrenta uma grave crise, na qual a população tem passado fome.

Veja também:

Ansa - Brasil   
  • separator
  • comentários
publicidade