PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Alfa Romeo muda nome de carro após pressão do governo italiano

Compacto esportivo se chamará 'Junior', e não mais 'Milano'

16 abr 2024 - 11h14
(atualizado às 12h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A Alfa Romeo, montadora italiana do grupo Stellantis, anunciou que mudará o nome de seu novo carro compacto esportivo de "Milano" para "Junior", após pressões do governo da premiê de direita Giorgia Meloni.

Alfa Romeo é uma das montadoras mais tradicionais da Itália
Alfa Romeo é uma das montadoras mais tradicionais da Itália
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

A medida foi divulgada dias depois de o ministro das Empresas e do Made in Italy, Adolfo Urso, ter dito que um automóvel chamado Milano (nome em italiano para Milão) "não poderia ser produzido na Polônia", onde o novo modelo será fabricado.

"Mesmo acreditando que o nome Milano respeite todos os requisitos legais, e em consideração ao fato de que há temas de atualidade mais relevantes que o nome de um carro novo, a Alfa Romeo decidiu mudar o nome do Milano para Junior, na ótica de promover um clima de serenidade e distensão", disse o CEO da marca, Jean-Philippe Imparato.

O executivo ainda mencionou "um expoente do governo italiano", mas sem citar Urso nominalmente, e destacou que o nome Milano havia sido escolhido pelo público para homenagear o berço da Alfa Romeo.

"A escolha do novo nome Junior é completamente natural por estar entre os nossos favoritos e do público desde o início", acrescentou Imparato, ressaltando que a montadora quis "preservar emoções positivas" e "evitar qualquer tipo de polêmica".

Urso, por sua vez, afirmou que a mudança é uma "boa notícia" e marca um sinal de "plena colaboração" entre a empresa e a Itália.

A controvérsia chega em meio às turbulências entre o governo Meloni e a Stellantis, que cobra subsídios à compra de carros elétricos para aumentar a produção no país para 1 milhão de veículos por ano.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade