PUBLICIDADE

Mundo

Alerta de gás tóxico é emitido por erupção no Havaí e novas áreas estão em risco

10 mai 2018 - 19h59
Compartilhar
Exibir comentários

Moradores do Havaí foram alertados nesta quinta-feira de níveis crescentes de gás tóxico de fissuras vulcânicas, e geólogos advertiram que novas áreas a leste do vulcão em erupção Kilauea podem estar em risco por conta de lava saindo do solo.

Lava na região de Leilani Estates por erupcão de vulcão Kilauea 
 8/5/2018     REUTERS/Terray Sylvester
Lava na região de Leilani Estates por erupcão de vulcão Kilauea 8/5/2018 REUTERS/Terray Sylvester
Foto: Reuters

Autoridades do Condado do Havaí enviaram uma mensagem de texto para moradores do canto sudeste da ilha principal, informando que uma mudança de ventos poderia levar níveis crescentes de dióxido de enxofre, um gás que é fatal se inalado em grandes quantidades.

    "Por conta de ventos alísios decrescentes, moradores estão aconselhados a monitorar suas sensibilidades a níveis aumentados de SO2", dizia a mensagem de texto enviada às 9h22, no horário local.

O governador do Havaí alertou que retiradas em massa podem ser necessárias se mais fissuras se abrirem e expelirem lava e gás em áreas residenciais semirrurais no flanco leste do vulcão.

Autoridades completaram nesta quinta-feira a remoção de químicos altamente inflamáveis de uma usina elétrica no caminho da lava.

Geólogos disseram que o Kilauea pode estar entrando em uma fase de erupções explosivas não vista em quase um século e que pode arremessar "blocos balísticos" pesando até 12 toneladas por 800 metros, disparar projéteis do tamanho de pequenas pedras por quilômetros e empoeirar cidades com cinza vulcânica e nevoeiro.

    A área residencial de Leilani Estates permanece em maior perigo, com 15 fissuras vulcânicas, até o momento tendo destruído 36 estruturas, em maioria casas, e forçando a retirada de cerca de 2 mil moradores.

    Mas conforme a erupção progride, "outras áreas ... também podem estar em risco", informou o Observatório Havaiano de Vulcões em seu comunicado mais recente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade