PUBLICIDADE

Mundo

Alemanha e França oferecem asilo ao russo Alexei Navalny

Opositor de Vladimir Putin está na UTI após 'envenenamento'

20 ago 2020 - 19h18
(atualizado às 20h21)
Compartilhar
Exibir comentários

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmaram nesta quinta-feira (20) que estão dispostos a receber o líder de oposição russo Alexei Navalny, hospitalizado após supostamente sofrer um envenenamento.

Merkel e Macron se reuniram na França nesta quinta
Merkel e Macron se reuniram na França nesta quinta
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em uma coletiva de imprensa conjunta na residência de verão de Macron, no sul da França, os dois disseram estar "extremamente preocupados" com o caso envolvendo o opositor ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, e se ofereceram a disponibilizar "toda a ajuda médica necessária, inclusive asilo, se o seu estado de saúde permitir".

Merkel destacou que Moscou precisa "esclarecer urgentemente o que aconteceu". "É muito, muito importante agora esclarecer com urgência como surgiu esta situação. Vamos insistir nisso", enfatizou.

O presidente francês, por sua vez, afirmou estar "preocupado e entristecido" com a situação de Navalny e ressaltou que todas as notícias divulgadas da Sibéria são consideradas "extremamente inquietantes". "Seremos vigilantes sobre a evolução do caso e as investigações", acrescentou Macron.

Segundo a imprensa local, o opositor de Putin está em coma e os médicos do hospital de Omsk "estão lutando para salvar sua vida".

Um avião-ambulância deve decolar da Alemanha por volta de meia-noite (horário local) para chegar à Rússia e transportar Navalny para Berlim. "Enviaremos um avião-ambulância com equipamento médico e especialistas para que Navalny venha para a Alemanha", confirmou o presidente da ONG Cinema pela Paz à agência francesa France-Presse.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, já garantiu que as autoridades russas estão prontas para ajudar na transferência do opositor para o exterior. Além disso, desejou uma "recuperação rápida" a ele, acrescentando que uma investigação será aberta se o envenenamento for confirmado.

Belarus -

Após o encontro com Merkel, Macron também disse que a União Europeia (UE) está pronta para mediar um diálogo entre governo e oposição em Belarus, onde a população tem realizado uma série de protestos contra o resultado das eleições presidenciais.

"Um diálogo entre as autoridades, a oposição e a sociedade civil é essencial. Nós esperamos que esse diálogo possa ser estabelecido pelos próprios bielorrussos. Mas a União Europeia se mantém pronta para acompanhá-lo, caso nosso papel de mediação possa ser útil e seja desejado pelos bielorrussos, junto a outras instituições e incluindo a Rússia", garantiu o líder francês.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade