PUBLICIDADE

Mundo

Alagamento atinge Basílica de São Marco, em Veneza

Águas atingiram um nível de 70 cm na entrada da Basílica

12 nov 2019 - 09h35
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Veneza enfrenta nesta terça-feira (12) mais um dia de alagamentos. Dessa vez, o fenômeno conhecido como "acqua alta" fez com que a Basílica de São Marco acumulasse 70 centímetros de água.

Águas atingiram um nível de 70 cm na entrada da Basílica de São Marco
Águas atingiram um nível de 70 cm na entrada da Basílica de São Marco
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Por volta das 10h30 locais, o volume de água atingia seu pico em alguns pontos de Veneza, com 1,27m. Para amanhã, o nível pode chegar a 1,45m. Trata-se de um dos piores alagamentos dos últimos anos, de acordo com especialistas. Em 1 de fevereiro de 1986, a cidade enfrentou a marca recorde de 1,56m.

Na Basílica de São Marco, a mais famosa de Veneza e a qual dá nome à principal praça da cidade, os 70 centímetros de água foram registrados no "nártex" - zona de entrada do templo- e podem provocar danos às colunas do edifício e às placas de mármore recém-trocadas. "Nós tentamos limitar os danos, mas não temos sistemas de defesa para quando a água está assim tão alta", disse à ANSA o engenheiro Pierpaolo Campostrini, que atua na gestão e preservação da Basílica. "A água vai embora e evapora, mas o sal [presente na água do mar] fica dentro das estruturas", completou.

Apesar de ocorrem com frequência em determinadas épocas do ano, os alagamentos em Veneza estão sendo intensificados dessa vez devido às chuvas torrenciais que atingem o norte da Itália.

Este é o quarto dia consecutivo de enchentes em Veneza. As águas cobriram cerca de 10% do centro histórico da cidade, formada por ilhas, cortada por canais e banhada pelo Mar Adriático.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade