PUBLICIDADE

África

Quênia diz estar "em guerra" com Al-Shabab

28 set 2013 - 11h44
(atualizado às 12h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O Quênia está "em guerra" com militantes islamistas que atacaram um shopping center em Nairóbi, disse o governo neste sábado, enquanto enfrentava perguntas se tinha recebido alertas da inteligência antes do ataque fatal. Uma semana depois do ataque ao shopping center Westgate, que matou 67 civis e policiais e cuja autoria foi reivindicada pelo grupo militante somali Al-Shabab, o governo vem tentando garantir aos quenianos que pode protegê-los de outros ataques.

Três jornais quenianos divulgaram no sábado que há um ano o Serviço Nacional de Inteligência do país havia advertido sobre a presença de supostos militantes do Al-Shabab em Nairóbi e que eles planejavam lançar "ataques suicidas" no shopping Westgate e em uma igreja na cidade.

"Todos os dias recebemos informações e agimos de acordo com a informação e muitos ataques são evitados. Mas o fato de você obter a informação não significa que algo não pode acontecer", disse à Reuters Mutea Iringo, secretário no Ministério do Interior.

"O que estamos dizendo é que estamos em guerra, e que todo dia algum jovem queniano é radicalizado pelo Al-Shabab para matar quenianos", disse Iringo, pedindo aos cidadãos do país do leste africano a ficarem alertas e a cooperarem com as autoridades.

Os relatos dos jornais surgiram antes de uma reunião na segunda-feira do Comitê de Relações Exteriores e de Defesa do Parlamento queniano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade