PUBLICIDADE

Europa

Ataque no Quênia: Interpol ordena captura de "viúva branca"

26 set 2013 - 12h04
(atualizado às 13h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto de Samantha Lewthwaite retirada de seu passaporte sul-africano
Foto de Samantha Lewthwaite retirada de seu passaporte sul-africano
Foto: AFP

A Interpol emitiu nesta quinta-feira uma ordem de captura internacional (ficha vermelha) contra a britânica Samantha Lewthwaite, apelidada de "viúva branca", a pedido do Quênia, indicou em um comunicado a organização internacional de polícia com sede em Lyon (leste da França).

Samantha Lewthwaite, 29 anos, também conhecida pelo nome de Natalie Webb, é buscada no Quênia por posse de explosivos e conspiração para cometer um crime, acusações que remontam a dezembro de 2011. Seu nome voltou a ser citado recentemente como possível participante no ataque a um centro comercial de Nairóbi.

Lewthwaite, convertida ao Islã na adolescência, é citada regularmente há anos em casos de terrorismo no leste da África. Seu rosto sorridente emoldurado por um véu ocupou constantemente as primeiras páginas da imprensa britânica após os atentados de 7 de julho de 2005 em Londres, já que seu marido, Germaine Lindsay, era um dos terroristas suicidas. Há aproximadamente dois anos, Samantha Lewthwaite, mãe de três filhos, está foragida.

Divulgada em 190 países, a "ficha vermelha" da Interpol (ordem captura com fins de extradição) é "uma das ferramentas mais potentes para perseguir fugitivos internacionalmente", segundo a organização. Samantha Lewthwaite já era buscada por posse de um passaporte sul-africano obtido de maneira fraudulenta.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade