PUBLICIDADE

África

ONU envia médicos ao local da queda do avião no Mali

Polícia científica e helicópteros de combate também de deslocaram até a região do acidente

25 jul 2014 - 11h10
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Imagem mostra alguns destro&ccedil;os do avi&atilde;o que se&nbsp;espalharam&nbsp;em uma zona des&eacute;rtica do Mali</p>
Imagem mostra alguns destroços do avião que se espalharam em uma zona desértica do Mali
Foto: ECPAD / AP

A missão de estabilização da ONU no norte do Mali (Minusma) enviou nesta sexta-feira médicos legistas e agentes da polícia científica ao local onde se encontraram os destroços do avião acidentado no leste do Mali.

Segundo o chefe da missão da Minusma, Birt Koender, na primeira hora desta sexta-feira foram enviados dois helicópteros de combate Apache para vigiar o local, após isolar a extensa zona onde estão espalhados os destroços.

Imagens divulgadas pelo canal France 2 mostram restos da aeronave espalhadas em uma zona desértica e plana. Restos metálicos dificilmente identificáveis estão dispersos em uma superfície de centenas de metros, mas os principais elementos do aparelho não são visíveis.

Investigação das caixas-pretas

O ministro argelino de Transportes, Amar Ghoul, deu a entender que a responsabilidade para investigar a caixa-preta do avião compete ao próprio país, além da Argélia e dos Estados Unidos.

Em entrevista coletiva antes de partir em missão rumo ao Mali e Burkina Fasso, Ghoul disse que "a regulamentação a respeito é clara", e que a investigação compete ao país onde caíram os destroços (Mali), a transportadora (Argélia) e o construtor (Estados Unidos, já que era um aparelho MD-83 de fabricação americana).

Ghoul descartou assim implicitamente que a França tenha responsabilidade nessa investigação, apesar de estar carregando o principal peso nas operações de resgate no Mali, com a presença de cem militares no lugar do acidente.

Por outro lado, o ministro afirmou que o avião foi localizado em primeiro lugar graças às informações facilitadas ao governo argelino por um grupo tuaregue que se encontravam em Argel nas negociações de paz sobre o futuro de seu país.

Condolências do Papa

O papa Francisco enviou nesta sexta-feira suas condolências às famílias das 116 pessoas que estavam a bordo do avião de Air Algérie.

"Informado sobre o trágico acidente que provocou várias vítimas, o papa se une com oração à dor das famílias que perderam seus entes queridos", diz um comunicado divulgado pelo secretário de Estado vaticano, Pietro Parolin, em nome do papa.

O telegrama do pontífice foi enviado ao arcebispo da Argélia, Ghaleb Bared, e na mensagem o papa pede esperança a todas as pessoas golpeadas pela tragédia.

Até o momento, nenhuma fonte oficial explicou a causa que do acidente ocorrido na madrugada da quinta-feira na região de Gossi, embora a tese principal seja que o acidente foi causado pelas más condições meteorológicas na zona. 

Foto: Arte Terra

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade