PUBLICIDADE

Nelson Mandela

George W. Bush, Bill e Hillary Clinton vão ao funeral de Mandela

7 dez 2013 - 00h46
(atualizado às 00h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Os ex-presidentes dos Estados Unidos, Bill Clinton e George W. Bush, assim como a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, anunciaram nesta sexta-feira que viajarão para a África do Sul na próxima semana para o funeral de Estado do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela.

Bush (2001-2008) e sua esposa Laura aceitaram o convite do presidente dos EUA, Barack Obama, e sua mulher Michelle para viajar junto com eles no avião presidencial Air Force One para comparecerem ao funeral na semana que vem, informou o porta-voz do ex-presidente, Freddy Ford, em comunicado.

A Casa Branca confirmou hoje que Obama e sua mulher viajarão à África do Sul para "oferecer seus cumprimentos em memória" de Mandela e participar dos atos em homenagem ao Nobel da Paz.

A residência presidencial não informou ainda as datas da viagem, por isso se desconhece se os Obama e os Bush estarão presentes tanto no funeral de Estado, previsto para o próximo dia 15 de dezembro na cidade natal de Mandela, Qunu, como na homenagem programada para o dia 10 em Johanesburgo.

O ex-presidente Bill Clinton (1993-2001) também confirmou que viajará junto com sua mulher Hillary para o funeral, mas não precisou se a viagem será feita no Air Force One. "Toda a nossa família vai. Não poderia perder isso", disse Clinton à emissora CNN, que não chegou a detalhar se sua filha Chelsea também vai para a África do Sul.

O ex-presidente George H. W. Bush (1989-1993), 89 anos, não deve viajar à África do Sul, segundo confirmou à revista Politico seu porta-voz, Jim McGrath. O outro ex-mandatário vivo dos EUA, Jimmy Carter (1977-1981), também de 89 anos, não informou sobre seus planos a respeito.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade