PUBLICIDADE

África

Explosão na Nigéria: governo confirma nove mortos

1 mai 2014 - 21h38
(atualizado às 21h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma bomba explodiu nesta quinta-feira na capital da Nigéria, Abuja, deixando pelo menos nove mortos, na mesma área onde um atentado matou mais de 75 pessoas em 14 de abril passado, anunciou uma fonte oficial. Inicialmente o governo havia confirmado 16 mortes, mas corrigiu o número mais tarde.

Foto: AP

Nenhum grupo se responsabilizou pelo ataque. As suspeitas recaem, mais uma vez, sobre o grupo islâmico Boko Haram, que já havia reivindicado a autoria do atentado de 14 de abril.

A explosão aconteceu às 20h (14h de Brasília) no terminal de Nyanya, a poucos quilômetros do centro de Abuja, que já estava bastante danificada pelo atentado ocorrido há duas semanas.

Segundo o diretor-geral da Agência Nigeriana de Gestão de Situações de Emergência (Nema), Muhamad Sani Sidi, citado pela imprensa local, a detonação aconteceu a apenas 50 metros do local do ataque anterior. Sidi informou que as vítimas foram transportadas para vários hospitais da capital e suas imediações.

Em um comunicado, a Nema confirmou que, até o momento, há nove mortos e 11 pessoas inconscientes.

Após o atentado, o correspondente da AFP contabilizou nove cadáveres no Hospital Geral de Asokoro, em Abuja, e uma testemunha no mesmo estabelecimento confirmou a chegada de outros sete corpos.

O porta-voz da Nema Manzo Ezekiel disse à AFP que o trabalho dos socorristas enfrenta muitas dificuldades à noite, pois o terminal de ônibus é bastante mal iluminado.

A explosão abalou o terminal de Nyanya, que já havia sido muito danificado no violento episódio ocorrido há duas semanas, por volta das 20h (14h de Brasília).

Mais de 1.500 pessoas morreram desde o início do ano por causa da violência do Boko Haram, principalmente no nordeste da Nigéria, reduto do grupo.

Embora o terminal de ônibus fique no subúrbio da cidade, esse segundo ataque é mais um sinal da seriedade dessas ameaças contra o governo.

O terminal de Nyanya foi totalmente bloqueado pelos serviços de emergência.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade