PUBLICIDADE

África

Egito abre fronteira para Gaza pela 1ª vez desde outubro

Egito fechou a passagem em 25 de outubro, depois que militantes islâmicos na região do Sinai mataram 33 membros de suas forças de segurança

21 dez 2014 - 10h11
(atualizado às 13h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O Egito abriu neste domingo a fronteira de Rafah para viajantes que chegam a partir da Faixa de Gaza pela primeira vez em quase dois meses, disseram autoridades palestinas e egípcias. Rafah é a única grande passagem entre a empobrecida Gaza, onde vivem 1,8 milhão de palestinos, e o mundo exterior que não faz fronteira com Israel.

Egito fechou a passagem em 25 de outubro, depois que militantes islâmicos na região do Sinai mataram 33 membros de suas forças de segurança em alguns dos piores casos de violência desde que o presidente islamita Mohamed Mursi foi derrubado em julho de 2013.

Gaza é dominada pela facção islâmica do Hamas, que há muito tempo tem laços com a Irmandade Muçulmana, que foi expulsa do poder no Egito quando Mursi foi derrubado.

Segundo representantes do Hamas, a fronteira ficará aberta por dois dias principalmente por razões humanitárias, para permitir que doentes viagem para o Egito.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade