Mulher dá à luz a bebê de outro casal após erro em fertilização e perde a guarda
Krystena Murray descobriu que seu bebê era de outro casal após erro em clínica de fertilização e perdeu a guarda para os pais biológicos
Krystena Murray, uma mulher da Carolina do Sul, viu sua vida virar de cabeça para baixo após um erro em um tratamento de fertilização in vitro. Após dar à luz um bebê negro, sendo ela branca, Krystena descobriu, meses depois, que o embrião que gerou não era biologicamente seu.
O incidente aconteceu na clínica Coastal Fertility Specialists, que confirmou a troca de embriões. A clínica localizou os pais biológicos da criança, mas Krystena, inicialmente, decidiu criar o bebê como seu próprio filho. Ela cuidou dele e formou um vínculo profundo, mas a situação tomou outro rumo quando os pais biológicos procuraram a guarda da criança.
Krystena entregou o menino aos pais biológicos quando ele tinha apenas cinco meses, em maio de 2024. A decisão foi tomada com muita dor, pois ela já havia criado o bebê e nutrido amor por ele. Agora, a mãe entrou com um processo contra a clínica, alegando que foi forçada a ser uma barriga de aluguel involuntária e que o erro causou sofrimento emocional irreparável.
A clínica, em sua defesa, classificou o erro como um incidente sem precedentes e garantiu ter adotado medidas para evitar novos problemas do tipo. Embora tenha reconhecido a falha, a Coastal Fertility Specialists afirmou que o erro foi isolado e que nenhum outro paciente foi afetado.
Krystena, representada pelo advogado Adam Wolf, especialista em casos de fertilização, afirmou que amou e cuidou do bebê como se fosse seu, e que teria feito qualquer coisa para mantê-lo. Ela compartilhou sua dor ao dizer que o sofrimento emocional de ter que entregar o filho foi irreparável
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Mulher faz fertilização in vitro com esperma do marido falecido
A modelo australiana Ellidy Pullin, de 31 anos, perdeu o marido em 2020. À época, os dois planejavam aumentar a família. Após o falecimento, a moça optou por realizar uma fertilização in vitro com o esperma do companheiro. Em 2021, ela deu à luz Minnie Alex Pullin.
O marido de Ellidy, o snowboarder Alex "Chumpy", morreu afogado enquanto praticava caça submarina. Em entrevista recente ao podcast Good Mourning, ela recordou o dia do falecimento: "Era um dia normal, acordamos como qualquer outro dia - o sol estava brilhando, estava um dia lindo [...] eu o vi naquela manhã - pensei ele é a pessoa mais feliz e em forma que eu conheço - e ele simplesmente nunca voltou para casa depois daquele dia".