PUBLICIDADE

Morre Morgan Tsvangirai, líder da oposição no Zimbábue

14 fev 2018 - 20h25
Compartilhar
Exibir comentários

Político que desafiou ditadura de Robert Mugabe e que liderava o Movimento pela Mudança Democrática tinha 65 anos.Morgan Tsvangirai, o líder do Movimento pela Mudança Democrática (MDC), principal partido da oposição no Zimbábue, morreu nesta quarta-feira (14/02) devido a um câncer de cólon, informou o vice-presidente da legenda.

O líder opositor Morgan Tsvangirai, em foto de 2017.
O líder opositor Morgan Tsvangirai, em foto de 2017.
Foto: DW / Deutsche Welle

"Como sabem, o nosso presidente não tem se sentido bem há algum tempo. É triste para mim anunciar que perdemos o nosso ícone, um lutador pela democracia. Nossos pensamentos e orações estão com a família e a nação neste momento", escreveu no Twitter o número dois do MDC, Elias Mudzuri.

Nos últimos dias, a imprensa local apontou que Tsvangirai, que tinha 65 anos, estava no hospital Wits Donald Gordon de Johanesburgo "afetado pelo esgotamento e a perda de peso e massa muscular".

A imprensa local já aponta para uma divisão dentro da MDC de olho nas eleições gerais que devem ser realizadas antes de julho, nas quais o partido tentará tirar do poder o partido governante, a União Nacional Africana do Zimbabué-Frente Patriótica (ZANU-PF), e seu líder e atual presidente do país, Emmerson Mnangagwa, que recentemente sucedeu o antigo ditador Robert Mugabe.

O delicado estado de saúde de Tsvangirai nos últimos dias aumentou as lutas internas, já que alguns líderes tentaram ocupar o vácuo deixado pelo político.

O líder opositor foi uma figura importante na política recente do país, ao se tornar a principal ameaça do deposto ditador Robert Mugabe, a quem chegou a derrotar no primeiro turno das eleições de 2008 antes de retirar sua candidatura no segundo turno após ameaças e uma onda de violência política.

Após a queda de Mugabe em um golpe militar em novembro passado e as promessas de seu substituto, Mnangagwa, de realizar eleições "limpas, justas e críveis", a expectativa era que Tsvangirai fosse o principal rival da situação como líder de uma coalizão de vários partidos da oposição.

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

JPS/efe

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade