Script = https://s1.trrsf.com/update-1778180706/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Compliance Zero mira núcleos ‘A Turma’ e ‘Os Meninos’ por intimidações e invasões digitais; veja quem são

Grupos eram responsáveis pelos crimes de ameaças, intimidações, coerções, levantamentos clandestinos e obtenção de dados sigilosos

14 mai 2026 - 11h48
Compartilhar
Exibir comentários
Henrique Vorcaro, pai de Daniel, foi preso pela PF nesta quinta-feira, 14
Henrique Vorcaro, pai de Daniel, foi preso pela PF nesta quinta-feira, 14
Foto: Reprodução/joaopedrofilho10/Instagram

A nova fase da Operação Compliance Zero, deflagrada nesta quinta-feira, 14, tem como alvo os chamados núcleos ‘A Turma’ e ‘Os Meninos’, na trama do Banco Master. A Polícia Federal prendeu Henrique Vorcaro, pai do ex-dono do empreendimento, Daniel Vorcaro, sob ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça. 

O Terra teve acesso aos documentos da PF que apontam que os dois grupos responsáveis pelos crimes de ameaças, intimidações, coerções, levantamentos clandestinos, obtenção de dados sigilosos e acessos indevidos a sistemas governamentais, por meio de ataques cibernéticos e invasões telemáticas. 

Ambos os núcleos estariam ligados às ações de Luiz Phillipi Mourão, sicário de Vorcaro, e tinham como objetivo atender comandos do núcleo central da organização do ex-dono do Master. O documento descreve que as atividades foram mantidas mesmo após fases anteriores da Compliance Zero.

O que é ‘A Turma’ 

Segundo a PF, o grupo reunia pessoas voltadas à prática de ameaças e coerção, além de levantamentos clandestinos de dados sigilosos e acessos ilícitos a sistemas governamentais, supostamente comandada por Daniel Vorcaro. Os crimes eram praticados contra ‘desafetos’ do banqueiro. 

A investigação buscou verificar, por exemplo, com quem o Sicário conversou após ter sido preso e se em alguma dessas conversas houve qualquer incentivo para que se suicidasse, o que foi descartado
A investigação buscou verificar, por exemplo, com quem o Sicário conversou após ter sido preso e se em alguma dessas conversas houve qualquer incentivo para que se suicidasse, o que foi descartado
Foto: Polícia Militar de MG/Divulgação / Estadão

A investigação aponta que Henrique Vorcaro desempenhava um papel de liderança dentro da estrutura, solicitando os serviços ilícitos e destinando pagamentos, a mando do filho. 

O que é ‘Os Meninos’

Ainda segundo a investigação, o núcleo é o braço cibernético da estrutura criminosa, ou seja, realizada no digital o que o outro grupo fazia no presencial. Os integrantes faziam ataques hackers e eram pagos para invadir e derrubar perfis em redes sociais, além de fazer o monitoramento ilegal das vítimas. 

Mensagens obtidas pela PF apontam Mourão mensagens de Mourão sobre os núcleos receberem a quantia aproximada de R$ 1 milhão. “Ele manda o mensal e eu divido entre ‘a turma’”, diz uma mensagem enviada por Sicário à Daniel. Ele menciona também “Os meninos”, “DCM” e “editores” na divisão da quantia. “Ele manda 1 e quando você manda bônus, eu divido entre ‘os meninos’ e ‘a turma’”, afirma. 

Quem é quem no esquema

Luiz Phillipi Mourão, o ‘Felipe Mourão’ ou ‘Sicário’

Apontado como responsável pela coordenação operacional de ‘A Turma’, ele seria o elo para que o núcleo atendesse aos comandos de Daniel Vorcaro, com relação à intimidação física, além do levantamento de dados. 

Marilson Roseno da Silva 

Policial federal aposentado, apontado como a liderança operacional de ‘A Turma’. Ele recebia ordens do núcleo central e coordenava a execução de monitoramentos, intimidações e obtenção de dados sigilosos. 

A investigação aponta ainda que, além da ligação dele com um núcleo de apoio, que facilitava a atuação do grupo e dava a aparência de legalidade a pagamentos, Marilson também teve acesso a informações sobre a própria investigação mesmo após sua prisão. 

Manoel Mendes Rodrigues 

Descrito como ‘operador do jogo do bicho’ e integrante de ‘A Turma’, Manoel atuava, segundo a PF, como liderança e um dos braços da organização no estado do Rio de Janeiro. Junto de outras pessoas, ele fazia ameaças presenciais a mando de Vorcaro. 

Henrique Moura Vorcaro

O pai de Daniel Vorcaro, era o principal demandante dos serviços ilícitos e operador financeiro dos pagamentos destinados ao grupo. 

Henrique Vorcaro, pai de Daniel Vorcaro, foi preso pela PF durante operação Compliance Zero
Henrique Vorcaro, pai de Daniel Vorcaro, foi preso pela PF durante operação Compliance Zero
Foto: Reprodução

Anderson Wander Da Silva Lima

É policial federal, lotado na Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro, atuava como “braço presencial e policial-informacional da organização", função na qual executava as intimidações, acompanhava os desafetas do Vorcaro, além de obter informações sigilosas para o grupo. 

Sebastião Monteiro Júnior 

Policial federal aposentado, integrante de ‘A Turma, e mantinha laços estreitos com Marilson, Mourão, Henrique Vorcaro e Manoel Mendes. Ele tinha o papel técnico de reduzir rastros e dificultar a reconstrução probatória das ações ilícitas.

David Henrique Alves 

Ele é suspeito de ser líder do núcleo ‘Os Meninos’. Segundo a PF, ele recebia de Mourão pelos ataque o valor mensal aproximado de  R$ 35 mil, com provável ingresso de recursos por intermédio de uma empresa de softwares. 

Segundo o documento, ele foi identificado na noite do dia 4 de março — data em que o ocorreu a terceira fase da Compliance Zero, em que Mourão de Vorcaro foram presos preventivamente —, dirigindo o carro de Mourão e transportando computadores, notebooks, caixas e malas. O fato levanta a hipótese de possível fuga e ocultação ou destruição de provas. 

Victor Lima Sedlmaier 

Subordinado de David e integrante do núcleo ‘Os Meninos’. Ele é estudante de ciência da computação e desenvolvedor, prestando serviços técnicos que incluíam o conserto de computadores, suporte logístico e o desenvolvimento de softwares. Ele também teria sido visto acessando a casa de David, durante a 3ª fase da Operação Compliance Zero, com um caminhão de mudança para retirar móveis e equipamentos. 

Rodrigo Pimenta Franco Avelar Campos 

Desempenhava papel técnico e logístico dentro de ‘Os Meninos’, prestando serviços para David, tais como pagamento de boletos e aquisição de domínios na internet. Alpem disso, ele também  foi com Victor até a casa do chefe para fazer a mudança. 

Contra todos eles, a Justiça expediu o mandado de prisão preventiva nesta quinta-feira. O Terra tenta localizar a defesa dos investigados.

Daniel Vorcaro
Daniel Vorcaro
Foto: Ana Paula Paiva / Monitor do Mercado

O cunhado de Vorcaro, Fabiano Zettel e Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, o “Sicário”, foram presos em outra fase da operação e eram parte do grupo. Mourão morreu após tentar se matar na cadeia

O primo de Vorcaro, Felipe Cançado, também foi preso na operação Compliance Zero, na última semana. O senador Ciro Nogueria também foi alvo de busca e apreensão na mesma operação. Ele é acusado de instrumentalizar seu mandato em favor de benefícios para o Banco Master, recebendo mesadas.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra