PUBLICIDADE

Mito ou Fato?

#Verificamos: Hotéis ainda têm vaga para posse presidencial

26 nov 2018 - 18h22
Compartilhar
Exibir comentários

Circula nas redes sociais a "informação" de que os hotéis de Brasília já estariam todos lotados para a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), que acontece no dia 1 de janeiro de 2019. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

"Não há mais vagas em hotéis em Brasília para a posse do presidente"

Frase que consta em imagens (aqui e aqui) que circulam na internet e que, até as 16h do dia 26 de novembro de 2018, já tinham sido compartilhadas mais de 32 mil vezes no Facebook

Prédio do Congresso Nacional em Brasília
25/05/2017 REUTERS/Paulo Whitaker
Prédio do Congresso Nacional em Brasília 25/05/2017 REUTERS/Paulo Whitaker
Foto: Paulo Whitaker / Reuters

FALSO

De acordo com a Pesquisa de Serviços de Hospedagem do IBGE publicada em 2017, Brasília tem 279 estabelecimentos de hospedagem e um total de 39.424 leitos. Na tarde de 26 de novembro de 2018, a metade deles ainda estava vaga para o dia 1 de janeiro de 2019, quando o presidente eleito, Jair Bolsonaro, tomará posse. A informação foi repassada à Lupa pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal (ABIH-DF). De acordo com a entidade, nesta segunda-feira, Brasília ainda tinha 50% de disponibilidade na data em questão. Os hotéis situados no Lago Sul eram os mais perto de sua capacidade máxima, enquanto os da zona central ainda tinham muitas vagas em aberto.

A presidente da ABIH-DF, Adriana Pinto, ressaltou que considerava o desempenho animador. "As expectativas são animadoras, porque nessa época do ano a procura é muito baixa e esse ano, com a mudança de governo, estamos recebendo muitas reservas". Ela esclarece ainda que há vagas em hotéis econômicos, médios e de alto padrão para quem quiser comparecer à posse.

Uma rápida busca em sites como o booking.com também mostrava uma boa oferta de vagas ainda disponíveis na tarde de 26 de novembro. Por ora, ao contrário do alardeado nas redes sociais não está confirmada a necessidade de acampar ou buscar hotéis em cidades vizinhas à capital federal.  

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Agência Lupa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade