PUBLICIDADE

Mito ou Fato?

#Verificamos: foto de Trump com camisa pró-Bolsonaro é falsa

'Fake News' foi compartilhada por uma página de Facebook que apoia o candidato do PSL, seguida por mais de 850 mil pessoas

28 out 2018 - 16h49
(atualizado às 16h49)
Compartilhar
Exibir comentários

A página de Facebook "Jair Bolsonaro 2018, a Última Esperança da Nação", seguida por mais de 850 mil pessoas, compartilhou uma foto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, posando com uma camisa branca em que supostamente se lê "Bolsonaro" e o número "17".

Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essa foto fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação da plataforma de checagem argentina Chequeado, que, neste domingo (28), trabalha em regime de plantão junto com a Lupa:

Foto: Agência Lupa

"Trump mostra camiseta pró-Bolsonaro"

Imagem que até às 16h do dia 28 de outubro de 2018 já tinha quase 30 mil compartilhamentos no Facebook

FALSO

O conteúdo analisado pelo Chequeado também foi reproduzido por outras páginas no Facebook e é falso. A imagem foi editada para indicar um apoio explícito do presidente americano ao candidato do PSL. Até às 16h deste domingo (28), o post já tinha sido compartilhado quase 30 mil vezes e recebido mais de 16 mil reações.

A imagem original foi registrada em agosto, quando o presidente da Fifa, Gianni Infantino, visitou a Casa Branca. O motivo da visita foi a escolha dos Estados Unidos como sede da Copa de 2026, junto com o Canadá e o México.

Foto: Agência Lupa

Infantino presenteou Trump com uma camiseta branca da seleção americana de futebol, com o número 45 às costas (porque Trump é o 45º presidente da história americana) e outra azul, com o número 26, em referência ao ano em que ocorrerá o Mundial em que os três países da América do Norte organizarão o evento em conjunto.

Foto: Agência Lupa

Além das camisetas, Infantino levou outros objetos relacionados ao futebol. Trump aproveitou a oportunidade e mostrou um cartão vermelho ao repórteres que acompanhavam a visita do presidente da Fifa.

Neste sábado e domingo a equipe da Agência Lupa se uniu a outras cinco agências de checagens de notícias no Brasil para checar as mensagens de conteúdo suspeito nesta reta final das eleições. A ideia de juntar forças é para ganhar mais agilidade e aumentar o alcance das checagens. A parceria reúne o Fato ou Fake, Projeto Comprova, Lupa, Boatos.org, E-Farsas e Aos Fatos.

Cristina Tardáguila

Por Lucía Martinez, jornalista do Chequeado.com

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

**Tradução Natália Leal

Veja também

KUPFER: Copom depois da eleição:
Agência Lupa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade