Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mais de 6 toneladas de peixe e carne impróprios são apreendidas no Mercado Público de Porto Alegre

Ação do Ministério Público ocorre a uma semana da Páscoa e visa proteger a saúde dos consumidores

15 abr 2025 - 09h55
Compartilhar
Exibir comentários

Uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (14) resultou na apreensão de mais de seis toneladas de peixe e carne em condições impróprias no Mercado Público de Porto Alegre, conforme informou o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). A ação ocorre às vésperas da Páscoa, período de aumento no consumo de pescados, com o objetivo de prevenir riscos à saúde pública.

Foto: Divulgação/MPRS / Porto Alegre 24 horas

Segundo o promotor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Defesa do Consumidor, a operação verificou irregularidades como armazenamento inadequado, falta de procedência, ausência de inspeção sanitária e validade vencida. Apenas em um caminhão vistoriado, foram encontrados 2,6 toneladas de pescados em más condições. Outras 100 kg de peixes foram recolhidos em duas bancas do mercado, além de 3,5 toneladas de carne bovina e suína vencidas e sem origem identificada, armazenadas em uma câmara fria.

O motorista do caminhão foi conduzido à delegacia para prestar depoimento, e tanto ele quanto o proprietário do veículo poderão responder por crime contra as relações de consumo. As identidades não foram divulgadas.

Todos os produtos apreendidos foram inutilizados, e amostras das carnes serão analisadas em laboratório para verificar a possibilidade de comercialização proibida.

Em nota, a Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc) afirmou que a responsabilidade pela fiscalização é da Prefeitura, e ressaltou que "a maioria esmagadora" dos comerciantes atua de forma correta, destacando a importância da ação para garantir a qualidade dos produtos oferecidos à população.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade