Indústria automotiva em alta: Investimentos animam setor de autopeças no Rio Grande do Sul
Otimismo e preparação marcam o cenário gaúcho
Os anúncios de investimentos bilionários na indústria automotiva brasileira animam o setor de autopeças no Rio Grande do Sul. A região da Serra, principal polo metalmecânico e de autopeças do Estado, está preparada para atender eventual aumento de demanda das montadoras. Estima-se que os efeitos dos investimentos comecem a ser sentidos entre 2024 e 2025, com potencial para gerar novas contratações.
Impacto em etapas:
O impacto dos investimentos se dará em duas etapas principais:
- Primeira etapa: Ferramentaria (moldes e matrizes para componentes dos veículos).
- Segunda etapa: Autopeças (itens como freios, plásticos e tecidos).
Empresas da Serra já se preparam para o aumento da demanda:
Empresas da região da Serra já se preparam para o aumento da demanda. A Sulbras Moldes e Plásticos, por exemplo, que produz peças e componentes plásticos injetados para itens como painel de instrumentos, paralamas e parachoques, está planejando investimentos em infraestrutura fabril, máquinas e equipamentos.
Oportunidades para o Rio Grande do Sul:
O Rio Grande do Sul tem boas chances de se beneficiar dos investimentos na indústria automotiva, principalmente devido à:
- Presença da fábrica da GM em Gravataí.
- Força do Estado no setor metalmecânico.
Cautela é necessária:
Apesar do otimismo, é importante ter cautela e esperar por mais detalhes sobre os planos das montadoras para ter uma visão mais precisa do impacto no Estado. A localização das fábricas pode influenciar na distribuição dos investimentos.
Investimento das montadoras:
As principais montadoras anunciaram investimentos bilionários no país:
- Stellantis: R$ 30 bilhões (2025-2030) - 40 novos produtos (incluindo carros híbridos).
- Toyota: R$ 11 bilhões (até 2030) - Ampliação da produção em Sorocaba (SP).
- Hyundai: R$ 5,5 bilhões (até 2032) - Investimento na fábrica de Piracicaba (SP).
- Volkswagen: R$ 16 bilhões (até 2028) - Produção de carros híbridos no país.
- General Motors: R$ 7 bilhões (até 2028) - Modernização das fábricas no país.
- BYD: R$ 3 bilhões - Operação de três fábricas em Camaçari (BA).
- GWM: R$ 10 bilhões (até 2033) - Aquisição de fábrica em Iracemápolis (SP).
- Caoa: R$ 4,5 bilhões (até 2027) - Acordo de importação e produção de carros com a Hyundai.
- Renault: R$ 5,1 bilhões (até 2027) - Investimento no Complexo Ayrton Senna (PR) para produção de um novo C-SUV.
- Nissan: R$ 2,8 bilhões (até 2025) - Investimento na fábrica de Resende (RJ).