HPS de Porto Alegre enfrenta nível crítico no estoque de sangue e faz apelo por doações
Hospital reforça necessidade urgente de doadores, principalmente dos tipos O positivo e O negativo
O Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre emitiu um alerta nesta semana sobre a situação crítica dos estoques de sangue, fundamentais para o atendimento de pacientes em estado grave e vítimas de emergências atendidas diariamente pela instituição. A maior demanda, segundo o hospital, é pelos tipos O+ e O-, considerados essenciais em situações de urgência.
Diante do cenário, o HPS reforça o pedido para que a população apta a doar procure o serviço de hemoterapia. Para organizar o fluxo e evitar filas, o hospital orienta que os interessados façam agendamento prévio pelo telefone ou WhatsApp (51) 3289-7658, canal que também está disponível para esclarecimento de dúvidas.
Na próxima semana, as doações poderão ser realizadas na segunda-feira (29) e na terça-feira (30), das 8h às 12h. Nos demais dias, o setor estará fechado em razão do feriado de Ano-Novo. Em semanas sem feriados, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, sempre no mesmo horário, no segundo andar do HPS, localizado na avenida Venâncio Aires, 1116, no bairro Bom Fim.
O hospital destaca que a doação de sangue é um gesto rápido e seguro, capaz de salvar múltiplas vidas, especialmente em uma unidade que concentra atendimentos de alta complexidade.
Quem pode doar sangue
Para realizar a doação, é necessário:
Estar em boas condições de saúde
Pesar mais de 50 quilos
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização do responsável)
Ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas
Respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres)
Não apresentar doenças transmissíveis pelo sangue
Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis
Apresentar documento oficial com foto
Mais informações podem ser obtidas diretamente com o HPS pelos canais oficiais de atendimento.