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Hoje 74,5% dos médicos não se consideram bem-remunerados

O especialista em marketing médico Salatiel Araújo dá dicas para profissionais da saúde que desejam obter êxito na carreira.

15 mar 2023 - 14h18
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Com uma concorrência maior a cada dia, está cada vez mais difícil para um médico construir uma carreira sólida e obter o sucesso financeiro desejado. O Research Center, núcleo de pesquisa da Afya, realizou um estudo inédito sobre o Panorama Financeiro do Médico no Brasil em 2021, levantando as prioridades e as angústias da carreira médica, segundo o estudo, a renda líquida de um médico no Brasil apresenta diferenças, de acordo com o grau de formação. Para 74,5% do grupo, a remuneração atual não é justa e o entendimento de ganho deveria ser, ao menos, 40% maior. Nesse contexto, para garantir uma boa renda, diversos profissionais têm se desdobrado em plantões e jornadas de trabalho extenuantes, que são apontados como os principais problemas da carreira médica. 

Foto: DINO / DINO

Diante deste cenário, vários médicos acabam se vendo estagnados, sem conseguirem alcançar as próprias metas, como viver do consultório particular ou obter reconhecimento e valorização. O especialista em marketing médico Salatiel Araújo destaca, no entanto, que alguns profissionais — que além de médicos são visionários e empreendedores — conseguem obter uma carreira de sucesso e conquistas financeiras quando passam a investir em estratégias de comunicação assertivas.

Salatiel Araújo, destaca que o primeiro passo para alcançar o sucesso na carreira é construir autoridade, ou seja, se transformar em referência naquilo que faz. Ele lembra que, atualmente, quase não existe mais o tradicional médico "da família", que conquista seus pacientes apenas por indicação. "Hoje em dia, quem tem autoridade é quem tem visibilidade, quem consegue criar conexões com seu público-alvo", afirma o especialista. Isso é possível, de acordo com ele, através das redes sociais e da exposição em veículos renomados, como portais de notícias de relevância nacional, rádios e canais de TV, capazes de chancelar a autoridade do profissional, contudo respeitando a ética e regras definidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

Além da fama, segundo Salatiel, também é necessário que o médico ou profissional de saúde tenha as chamadas "provas sociais", ou seja, avaliações positivas dadas por clientes que evidenciam a qualidade do atendimento e dos resultados. "É importante ter uma mídia positiva, como ter artistas e personalidades atestando a qualidade do serviço", explica o especialista em marketing. "É aí que entra o profissional de comunicação. Ele proporciona essas oportunidades e leva o médico ao patamar de ter parcerias com pessoas influentes, que agregam valor ao seu trabalho", completa.

Uma outra maneira importante de construir uma conexão com o cliente é por meio da produção e divulgação de conteúdos próprios nas redes sociais, que também devem ser planejadas e orientadas por um profissional de marketing médico. A produção de vídeos, por exemplo, é uma ótima estratégia. O YouTube, que já é considerado o site mais acessado do Brasil, pode se transformar em uma importante ferramenta para quem deseja ganhar relevância. "O conteúdo deve ter uma mensagem direcionada ao seu público-alvo, que vai resultar numa conexão entre médico e paciente", detalha Salatiel Araújo.

Ainda segundo o especialista, vale investir em campanhas de tráfego pago, ou seja, em anúncios on-line com a finalidade exclusiva de converter interessados em pacientes. Para que esses anúncios cheguem à audiência correta, no entanto, é importante contar com a colaboração de uma equipe de marketing, como explica Salatiel. O especialista enfatiza que, somadas, todas essas estratégias são capazes de alavancar carreiras e transformar vidas. "É essa metodologia que é capaz de transformar simples médicos em profissionais de sucesso, renomados e bem remunerados", afirma. 

Website: https://www.instagram.com/salatielaraujo/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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