Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Guaíba revela segredo submerso: Banco de Areia existe desde os anos 60 e não interfere nas enchentes

O banco pode ter se ampliado levemente após o evento de 2024, mas o volume segue pequeno em relação à bacia do Guaíba.

11 jul 2025 - 14h05
Compartilhar
Exibir comentários

Uma estrutura de banco de areia próximo à Ilha das Balseiras, visível no Guaíba, não é consequência das recentes cheias enfrentadas por Porto Alegre. Mapas militares produzidos entre 1961 e 1964 já apontavam sua existência, revelando um processo de acúmulo de sedimentos antigo na região.

Foto: Imagem Ilustrativa / Cartografia de Marinha / Porto Alegre 24 horas

Segundo Fernando Fan, pesquisador da UFRGS, essas formações são típicas em áreas de baixa velocidade de correnteza, como o delta do Jacuí. A comparação feita por ele com um carro parado num acostamento expressa a insignificância da influência do banco nas inundações da cidade.

O banco pode ter se ampliado levemente após o evento de 2024, mas o volume segue pequeno em relação à bacia do Guaíba. A dragagem ou remoção da areia é considerada desnecessária por especialistas e órgãos ambientais como a Fepam, já que não há impactos na navegação ou no controle de enchentes.

O foco atual do Estado está na execução do Plano Desassorear RS, dividido em dois eixos: o primeiro para pequenos cursos d'água em áreas urbanas e o segundo voltado a grandes rios, como o Taquari, onde já iniciaram os estudos para intervenções efetivas.

Com a informação GovRS.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade