Grammy Latino: veja os brasileiros que foram destaques na premiação
A cantora Liniker se tornou a artista brasileira mais premiada da noite, dominando as categorias relacionadas à Língua Portuguesa
A 26ª edição do Grammy Latino 2025, realizada na noite desta quinta-feira (13) em Las Vegas, foi palco de um marco histórico para a música brasileira e para a representatividade. Com três Grammys, a cantora Liniker se tornou a artista brasileira mais premiada da noite, dominando as categorias relacionadas à Língua Portuguesa.
Liniker teve seu álbum "Caju" eleito o Melhor Álbum de Pop Contemporâneo e reconhecido pela Melhor Interpretação Urbana. O êxito da artista não parou por aí: a canção "Veludo Marrom" foi agraciada com o prêmio de Melhor Canção em Língua Portuguesa.
Ao receber o prêmio por "Veludo Marrom", Liniker emocionou a plateia com um discurso potente sobre sua jornada. "Eu escrevo desde os meus 16 anos. A escrita e a poesia têm sido a minha maior forma de existência. Têm sido onde me encontro e onde celebro as tantas coisas que vivo. Ser travesti compositora, no Brasil que mata a gente, é difícil demais. Então, que cada vez mais a nossa história possa ser contada e celebrada como hoje", afirmou, destacando a luta e a resistência da comunidade LGBTQIA+ no Brasil.
Destaques brasileiros no Grammy Latino
A noite foi de celebração para diversos talentos brasileiros:
-
João Gomes, Mestrinho e Jota.pê levaram o prêmio de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com o disco "Dominguinho".
-
Luedji Luna foi reconhecida com o Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira por seu trabalho "Um Mar Pra Cada Um".
-
O grupo BaianaSystem venceu na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa com "O Mundo Dá Voltas".
-
Eli Soares foi a vencedora na categoria Música Cristã (em Língua Portuguesa) com o álbum "Memóri4s" (Ao Vivo).
-
Na música Sertaneja, a lendária dupla Chitãozinho & Xororó conquistou o prêmio com o disco "José & Durval".
-
O grupo Sorriso Maroto brilhou na categoria Samba/Pagode com o disco "Sorriso Eu Gosto No Pagode Vol. 3 - Homenagem Ao Fundo De Quintal", gravado em Londres.
-
Na categoria internacional de Melhor Álbum de Jazz Latino/Jazz, o bandolinista brasileiro Hamilton de Holanda dividiu o prêmio com o músico cubano Chucho Valdés, pelo trabalho "Live in NYC".
A premiação reforça a diversidade e a riqueza da produção musical brasileira, que continua a encantar e a fazer história no cenário global.
'Ganhar em uma categoria de compositora com 'Veludo Marrom', que é uma música de mais de 7 minutos, quando a rede social está pedindo para que a gente decupe e enxugue as coisas, significa muito pra mim' @Liniker DEUSA! ❤️🔥#LatinGRAMMYNoMultishow pic.twitter.com/oO78cYyCpU
— Multishow (@multishow) November 14, 2025