Governo prepara operação para repatriar brasileiros em Israel e na Palestina
SÃO PAULO (Reuters) -O Ministério de Relações Exteriores anunciou neste domingo que o governo planeja a repatriação de brasileiros que estejam em Israel e na Palestina, segundo comunicado à imprensa.
Na véspera, o Itamaraty afirmou que há 14 mil brasileiros que moram em Israel e 6 mil na Palestina.
Voos da Força Aérea serão destinados prioritariamente "a repatriar brasileiros residentes no Brasil", afirmou a pasta, sem informar quando ocorrerá a primeira decolagem diante "incertezas" sobre a situação na região.
"Recomenda-se que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais disponíveis, do aeroporto de Ben-Gurion, que continua a operar", afirmou o ministério.
Sobre os brasileiros na Palestina, o governo federal busca viabilizar as condições necessárias que permitam a implementação de plano de evacuação daqueles que queiram deixar a Faixa de Gaza ou a Cisjordânia.
O Itamaraty afirmou que a embaixada em Tel Aviv identificou até o início da tarde deste domingo três brasileiros desaparecidos e um ferido, todos binacionais. Eles participavam de festival de música no distrito sul de Israel, a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza. O brasileiro ferido, também binacional, recebeu alta do hospital neste domingo e passa bem, acrescentou o ministério.
A embaixada em Tel Aviv colheu até agora dados de cerca de 1.000 brasileiros e seus dependentes, a maioria dos quais turistas, hospedados em Tel Aviv e Jerusalém, afirmou o Itamaraty.