PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Governo Federal reconhece estado de calamidade em 336 municípios do RS

"A gente deve muito ao Rio Grande do Sul sob todos os aspectos. Se ele sempre ajudou o Brasil, eu acho que está na hora de o Brasil ajudar o Rio Grande do Sul", disse o presidente Lula, neste domingo (5), em mais uma visita ao estado

6 mai 2024 - 07h39
(atualizado às 07h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O Governo Federal reconheceu na noite deste domingo (5) estado de emergência para 336 municípios do Rio Grande do Sul (RS), atingidos pelas fortes chuvas que castigam a região; o estado possui 497 municípios.

Imagens de drone revelam a dimensão da enchente em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul
Imagens de drone revelam a dimensão da enchente em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação / Perfil Brasil

Com o reconhecimento do estado de calamidade por parte do governo, os municípios ficam aptos, por exemplo, a receber com mais rapidez e menos burocracia repasses de verbas federais.

A lista completa dos 336 municípios foi publicada no Diário Oficial da União. Entre eles está Porto Alegre, capital do estado, e cidades como Caxias do Sul (2ª mais populosa) e Canoas.

No domingo (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Rio Grande do Sul e falou sobre ações para a região. De acordo com o presidente, "não haverá impedimento da burocracia" para recuperar o estado.

Governo vai ajudar o ajudar o RS

"A gente deve muito ao Rio Grande do Sul sob todos os aspectos. Queria dizer ao povo gaúcho: o que estamos fazendo é dando ao Rio Grande do Sul aquilo que ele merece. Se ele sempre ajudou o Brasil, eu acho que está na hora de o Brasil ajudar o Rio Grande do Sul", afirmou Lula (veja o vídeo abaixo).

A comitiva do presidente foi formada também por Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e vários ministros do governo.

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde 29 de abril já causaram a morte de 78 pessoas, além de quatro ainda em investigação, segundo a Defesa Civil divulgado domingo às 18h. Os transtornos causados pela chuva geraram manifestações de autoridades e visitas de Brasília ao estado.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade