Governador de SP culpa Lula por taxa de Trump sobre o Brasil
O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), culpou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Tarcísio disse em suas redes sociais que "a responsabilidade é de quem governa" e que "Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado".
Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado. Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil. Outros países buscaram a negociação. Não adianta se esconder atrás do Bolsonaro. A responsabilidade é de…
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) July 10, 2025
Aos jornalistas, Tarcísio, reforçou o posicionamento e defendeu que haja diálogo com Trump: "O tarifaço é deletério, principalmente para aqueles estados que têm produção industrial de maior valor agregado. A gente precisa sentar na mesa, deixar de lado as questões ideológicas, deixar de lado as questões políticas, deixar de lado o revanchismo, as narrativas e trabalhar. Os EUA são o maior investidor estrangeiro direto no Brasil. A gente tem muito a perder e isso não é bom para ninguém, nem para o Brasil, nem para os EUA. É bom lembrar que vários produtos brasileiros são importantes para empresas americanas e eles não têm substitutos compatíveis à altura".
Trump, Brasil e a fala de Tarcísio
O governador paulista é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso está cotado para disputar a Presidência em 2026. Em resposta, Lula afirmou que o país "não aceitará ser tutelado por ninguém".
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que adversários do PT estão pensando apenas em tirar proveito político da situação. "Quem está colocando ideologia acima dos interesses do país é o governador Tarcísio e todos os cúmplices de Bolsonaro que aplaudem o tarifaço de Trump contra o Brasil", afirmou.
Por fim, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), também atacou o governador de SP, afirmando que ele é 'candidato a vassalo'.