Gestão pública: o que levou Itaquaquecetuba a ser destaque nacional?
Município da Grande São Paulo conquista o primeiro lugar no país em dois indicadores-chave de responsabilidade fiscal
A cidade de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, alcançou uma posição de destaque em um estudo nacional que avalia a saúde financeira dos municípios brasileiros. No Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), o município conquistou a nota máxima e o primeiro lugar no Brasil nos indicadores de Autonomia e Gastos com Pessoal. O resultado coloca a administração local ao lado de grandes capitais como Belém, Belo Horizonte e São Paulo.
O IFGF, elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), analisa as contas públicas de mais de 5 mil cidades. A avaliação leva em conta se as receitas geradas localmente são suficientes para cobrir as despesas básicas da prefeitura (Autonomia) e o controle dos gastos com a folha de pagamento dos funcionários públicos (Gastos com Pessoal).
Itaquaquecetuba
Com uma população de meio milhão de habitantes, Itaquaquecetuba foi classificada pela Firjan como de "Gestão de Excelência", com uma pontuação de 0.8089. Essa avaliação a colocou na 1.130ª posição no ranking geral do país e na 119ª colocação entre os municípios do estado de São Paulo, mostrando a eficácia de sua administração ao equilibrar as contas e reverter parte do orçamento em serviços e obras para a população.
Para o prefeito de Itaquá, Delegado Eduardo Boigues (PL), o resultado é mais uma demonstração de responsabilidade de sua gestão. "Não de hoje, Itaquá é referência em várias análises de entidades especializadas em Gestão Pública. A Firjan, por exemplo, é referência no assunto e essencial no monitoramento do desempenho dos governos. Administrar uma cidade de meio milhão de habitantes, a nona maior no estado de São Paulo, requer muita responsabilidade e compromisso com o dinheiro público. Temos as contas equilibradas e ainda revertemos boa parte do orçamento em serviços e obras, para melhorar a vida das pessoas, as quais dão sentido a todo este trabalho", conclui.