Força-tarefa apreende mais de 3 toneladas de alimentos impróprios em Arroio do Sal
Também foram constatados problemas de rotulagem, incluindo mercadorias com datas de validade remarcadas, o que configura infração às normas sanitárias e de defesa do consumidor
A Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos realizou, nesta segunda-feira (19), a primeira operação de fiscalização de 2026 no município de Arroio do Sal, no Litoral Norte. A ação resultou na apreensão de mais de três toneladas de produtos considerados impróprios para consumo, após vistorias em quatro supermercados da cidade.
Durante a fiscalização, os estabelecimentos foram autuados por diversas irregularidades, como alimentos armazenados fora da temperatura adequada, produtos sem procedência comprovada e itens com prazo de validade vencido. Também foram constatados problemas de rotulagem, incluindo mercadorias com datas de validade remarcadas, o que configura infração às normas sanitárias e de defesa do consumidor.
Entre os materiais apreendidos estavam carnes, embutidos, bebidas lácteas, iogurtes, queijos, margarina, produtos de padaria e até fraldas descartáveis, todos descartados por apresentarem risco à saúde. A operação contou com a participação de promotores do Ministério Público do Rio Grande do Sul, integrantes do GAECO, além de representantes da Vigilância Sanitária municipal, secretarias estaduais da Saúde e da Agricultura, Patrulha Ambiental da Brigada Militar e da Delegacia do Consumidor.