PUBLICIDADE

Explosão em vulcão no Havaí pode ser primeira de outras grandes explosões

9 mai 2018 - 20h44
Compartilhar
Exibir comentários

Uma explosão razoavelmente grande no vulcão Kilauea, em erupção no Havaí, é provavelmente a primeira de uma série de explosões maiores que podem começar a lançar rochas e cinzas da cratera, disse o serviço geológico dos EUA (USGS).

Um pequeno terremoto pode ter provocado queda de rochas na cratera e gerou a explosão desta quarta-feira da superfície do lago de lava que jogou projéteis para fora da fenda, disse Tina Neal, a cientista responsável pelo Observatório Havaiano de Vulcões do USGS.

"Esse é o primeiro de talvez mais eventos como esse que virão", disse Neal em uma conferência telefônica.

"É cedo demais para dizer se veremos qualquer interrupção de atividade na parte inferior da zona leste da fenda", disse ela sobre fissuras que cospem magma na parte leste do vulcão que destruiu 36 estruturas e levou à retirada de cerca de 2 mil moradores.

"Ainda há uma quantidade razoável de magma sob o solo que está disponível para entrar em erupção", disse ela sobre as fissuras, que agora alcançam 14.

"Se a lava continuar a retroceder, nós podemos entrar em um período dessas explosões movidas a vapor", disse ela sobre chances de erupções explosivas na cratera se a água começar a se misturar com magma.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade